O ano bissexto é um fenômeno que ocorre a cada quatro anos, adicionando um dia extra ao mês de fevereiro. Esse dia extra é o famoso dia 29 de fevereiro. Mas por que fazemos isso?
Nesse período é acrescentado um dia extra, ficando com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isso significa que, em média, temos um dia extra a cada quatro anos para manter nossos calendários alinhados com os ciclos da Terra. O próximo ano bissexto será em 2028.
O calendário que usamos é o gregoriano que tem 365 dias, mas a órbita da Terra ao redor do Sol leva cerca de 365 dias e 5 horas. Essas horas extras acumulam-se ao longo dos anos, e se não fizéssemos nada, nossas estações do ano gradualmente se desalinhariam com as datas do calendário. Portanto, o dia extra no ano bissexto ajuda a corrigir essa diferença.
A origem do nome bissexto advém da implantação do Calendário Juliano em 45 a.C., que se modificou, evoluindo para o Calendário Gregoriano que hoje é usado em muitos países, a todos os quais ocorrem os anos bissextos.
São bissextos todos os anos múltiplos de 400, exceto se forem múltiplos de 100, mas não de 400. Por exemplo: 1996, 2000, 2004, 2008, 2012, 2016, 2020 são anos bissextos. No entanto, não são bissextos os anos múltiplos de 100.
A cada quatro anos, acrescentamos um dia extra, que fica no final de fevereiro. Isso acontece porque um ano não tem exatamente 365 dias, mas sim 365,25 dias. Essas “horinhas” extras se acumulam, e após quatro anos, resultam em um dia completo.
Portanto, o ano bissexto foi uma maneira inteligente de manter nossos calendários em sincronia com os movimentos celestes.
Leia também | 15 profissões que abrem as portas para conseguir emprego na Suíça
Para manter o equilíbrio, alguns cuidados foram tomados. Os matemáticos queriam que cada mês tivesse as quatro fases da Lua completas, mas a divisão exata de 365 dias por 12 não funcionava. Resultado: alguns meses ganharam 30 dias e outros, 31.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…