Profissões / Imagem freepik
As profissões que não requerem diploma universitário têm ganhado destaque nos últimos anos, e muitas pessoas estão optando por essas carreiras. Embora a formação acadêmica seja valiosa, existem várias oportunidades para quem deseja ingressar no mercado de trabalho sem um diploma específico.
Mas mesmo você não fazendo uma faculdade e optando por empregos que não exijam diploma, é sempre bom fazer cursos técnicos, que podem ajudar o cidadão a entrar no mercado de trabalho.
Além de habilidades de comunicação eficazes, quem trabalha com vendas deve conhecer profundamente os produtos ou serviços que vende. A persuasão e a negociação também são valiosas nessa área.
O vendedor para ter um bom desempenho precisa ter:
Para se tornar um motorista, é necessário obter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) adequada para a categoria do veículo que pretende dirigir. Cuidado e atenção são habilidades essenciais para quem trabalha conduzindo um veículo.
A diferença entre motorista e caminhoneiro é que o caminhoneiro é um tipo específico de motorista, responsável por conduzir veículos pesados que transportam grandes quantidades de mercadorias.
Já o motorista transporta pessoas, cargas, documentos ou produtos para um destino específico.
Embora essas profissões tradicionalmente fossem transmitidas de mestres e aprendizes, hoje em dia existem cursos profissionalizantes que ensinam técnicas e padrões de segurança. Tornar-se um bom pintor ou eletricista requer prática e conhecimento técnico.
Para trabalhar com eletricidade, é preciso ter um curso de formação em instituições de ensino ou por meio de profissionais habilitados pelo Ministério da Educação. Um curso profissionalizante pode ter duração média de 1 a 2 anos.
A gastronomia não exige um diploma universitário, mas existem cursos especializados em culinária que podem aprimorar suas habilidades práticas e técnicas. Criatividade, boa comunicação e organização são importantes nessa área.
Para você trabalhar como pintor, precisa de um curso que ensine técnicas de pintura em alvenaria, madeira e metal, além do uso de tintas e pincéis.
Se você deseja ser um pintor de parede, também é recomendável fazer um curso. Ele pode ajudar a desenvolver técnicas e habilidades, além de aumentar as chances de ser contratado.
Para atender o público, você precisa ter uma boa comunicação para poder fazer um bom atendimento às pessoas, resolver problemas e lidar com situações diversas no dia a dia.
Para se tornar um atendente, geralmente não é necessário um diploma universitário ou educação formal avançada, mas algumas habilidades e qualificações são importantes para o sucesso nessa função.
Leia também | As 7 tendências tecnológicas para 2025 que moldarão a próxima década
O Auxiliar de Enfermagem é uma profissão que não exige diploma de Ensino Superior. Você pode exercer atividades como supervisão de enfermeiros e fornecer assistência direta a pacientes em hospitais, clínicas e asilos.
O auxiliar de enfermagem deve ter habilidades técnicas, empatia e atenção aos detalhes. Ele atua sob supervisão de enfermeiros e realiza procedimentos de menor complexidade.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…