Chamadas

Saiba se você é considerado um alcoólatra, segundo a medicina!

Muitas pessoas não admitem, mas têm problemas com consumo de bebidas alcoólicas, podendo até mesmo, ser considerada um alcoólatra (Pessoa com necessidade do álcool e falta de controle com a bebida).

Muitas pessoas têm problemas de controle, e, ao começar a beber, não conseguem parar, já outras, têm a necessidade de consumir álcool todos os dias. Existem muitos quadros alcoolismo, é preciso avaliar a situação e buscar ajuda médica.

Nos baseando nos artigos publicados pelo Dr. Drauzio Varella, elaboramos este artigo, para que você consiga identificar se você ou algum amigo realmente podem ser considerados alcoólatras.

Saiba se você pode ser considerado um alcoólatra segundo a medicina

“Do ponto de vista médico, o alcoolismo é uma doença crônica, com aspectos comportamentais e socioeconômicos, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, na qual o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência, quando a mesma é retirada”, afirma o Doutor Drauzio Varella.

Ou seja, se você não tem controle sempre que começa a consumir bebidas alcoólicas, se, mesmo que você não beba frequentemente, mas quando bebe perde o controle, é preciso se atentar a esses sinais.

Portanto, quem não é só quem bebe todo dia possui um problema, mas quem perde o controle sempre que consome álcool. Para reconhecer um problema com bebida, não é preciso ter a necessidade de beber todos os dias, mas, sim, não saber se impor um limite.

Leia+: 10 prejuízos que o álcool pode causar a sua saúde

Tirando algumas dúvidas!

  • Fator genético: O fator genético pode influenciar diretamente se você tem chances de ser um alcoólatra ou não. A genética pode ser um dos fatores que contribuem para o alcoolismo.

“O alcoolismo tende a ocorrer com mais frequência em certas famílias, entre gêmeos idênticos (univitelinos), e mesmo em filhos biológicos de pais alcoólicos adotados por famílias de pessoas que não bebem”, afirma o Dr. Drauzio

  • Ficando bêbado: “Um adulto de 70 kg consegue metabolizar de 5 a 10 gramas de álcool por hora. Como um drinque contém, em média, de 12 a 15 gramas, a droga acumula-se progressivamente no organismo”.
  • Quem bebe todo dia nem sempre tem alcoolismo: Em algumas culturas é comum se tomar um copo de vinho pela manhã, mas isso não significa que essas pessoas têm problemas de saúde. Pelo contrário, de maneira moderada, algumas bebidas com vinho e cerveja, por exemplo, podem apresentar benefícios para saúde
Matheus Vinicius Ribeiro

Redator, atuando ativamente há mais de 5 anos no mercado do jornalismo digital.

Postagens recentes

Os 10 empregos que mais levam ao abuso de álcool e drogas

O vício em drogas e álcool é um problema muito complicado, que pode ter origem…

6 dias atrás

13 habilidades de comunicação que vão impulsionar sua carreira

A maioria sabe da importância de se comunicar bem e de forma clara no ambiente…

1 semana atrás

8 dicas para parecer confiante mesmo não sendo

Nem sempre a confiança está dentro de nós, porém a forma como nos apresentamos pode…

1 semana atrás

Os 10 empregos mais demanda na Austrália pelos próximos 5 anos

Você tem o sonho de trabalhar na Austrália ou investir em uma nova carreira com…

2 semanas atrás

11 dicas para encontrar motivação para estudar após os 30 anos

Estudar depois dos 30 pode parecer intimidador só que nunca foi tão necessário e possível.…

2 semanas atrás

Usar IA pode me ajudar ou prejudicar na hora de criar meu currículo?

O mercado de trabalho nunca foi tão desafiador quanto hoje, afinal as vagas que antes…

2 semanas atrás