Chamadas

Saldo do FGTS poderá ser recebido via PIX

O governo federal começou neste mês, os testes do FGTS Digital. A decisão visa agilizar os processos das empresas e dos trabalhadores. Desta forma, o trabalhador poderá receber seu saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) via PIX.

Os testes deverão ir até novembro deste ano. Segundo o cronograma,  o FGTS Digital deverá entrar em vigor em janeiro do ano que vem.

A intenção de implementar o PIX no processo de pagamento do Fundo de Garantia é eliminar a burocracia e modernizar os sistemas. Com isso, haverá mais agilidade no processo e mais vantagens para as empresas e para os colaboradores.

O uso do PIX garantirá que o trabalhador receba as transferências de forma instantâneas, sem precisar passar pela burocracia na hora de receber o Fundo de Garantia.

O uso do FGTS Digital implicará também na mudança do prazo  para efetuar as contribuições do FGTS por parte dos empregadores, que passará a ser até o dia 20 de cada mês. Essa novidade irá ajudar a gestão do fluxo de caixa das empresas, tornando-o mais simples e eficiente.

O que é FGTS Digital?

O FGTS Digital é uma nova forma de gestão integrada de todo o processo de arrecadação do Fundo de Garantia. Tem como objetivo aperfeiçoar a arrecadação, a prestação de informações aos trabalhadores e empregadores, a apuração, o lançamento e a cobrança dos recursos do FGTS.

A especificação e implantação do Sistema FGTS Digital está sob responsabilidade da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), vinculada à Secretaria de Trabalho (STRAB), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), conforme Resolução do Conselho Curador do FGTS nº 985 de 15 de dezembro de 2020.

Leia também | Aneel decide manter bandeira verde na conta de luz em setembro

Para que serve FGTS Digital?

Utilizando as remunerações declaradas no eSocial – onde os débitos são individualizados desde a sua origem – os empregadores terão um sistema para gerar guias rápidas e personalizadas, inclusive recolher várias competências em um único documento, reduzindo custos operacionais e tempo nessas atividades.

Também os processos de estorno, restituição, compensação e parcelamento serão 100% digitais.

O FGTS Digital permitirá uma transparência completa da relação do empregador com o Fundo, com diversos relatórios dos recolhimentos efetuados, extratos consolidados ou detalhados por trabalhadores e consultas para verificar pendências que impactam a emissão do Certificado de Regularidade do FGTS – CRF.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

50 nomes muito estranhos já registrados em cartórios do Brasil

O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…

4 horas atrás

5 empregos remotos de atendimento ao cliente para trabalhar de casa

Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…

1 dia atrás

6 mitos sobre a união estável que muita gente acredita

Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…

3 dias atrás

Os 7 golpes mais aplicados nos brasileiros em 2025

Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…

6 dias atrás

Quanto tempo um estrangeiro demora para aprender português?

Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…

1 semana atrás

6 idiomas mais importantes para aprender que devem dominar até 2050

Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…

1 semana atrás