Chamadas

Saldo do FGTS poderá ser recebido via PIX

O governo federal começou neste mês, os testes do FGTS Digital. A decisão visa agilizar os processos das empresas e dos trabalhadores. Desta forma, o trabalhador poderá receber seu saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) via PIX.

Os testes deverão ir até novembro deste ano. Segundo o cronograma,  o FGTS Digital deverá entrar em vigor em janeiro do ano que vem.

A intenção de implementar o PIX no processo de pagamento do Fundo de Garantia é eliminar a burocracia e modernizar os sistemas. Com isso, haverá mais agilidade no processo e mais vantagens para as empresas e para os colaboradores.

O uso do PIX garantirá que o trabalhador receba as transferências de forma instantâneas, sem precisar passar pela burocracia na hora de receber o Fundo de Garantia.

O uso do FGTS Digital implicará também na mudança do prazo  para efetuar as contribuições do FGTS por parte dos empregadores, que passará a ser até o dia 20 de cada mês. Essa novidade irá ajudar a gestão do fluxo de caixa das empresas, tornando-o mais simples e eficiente.

O que é FGTS Digital?

O FGTS Digital é uma nova forma de gestão integrada de todo o processo de arrecadação do Fundo de Garantia. Tem como objetivo aperfeiçoar a arrecadação, a prestação de informações aos trabalhadores e empregadores, a apuração, o lançamento e a cobrança dos recursos do FGTS.

A especificação e implantação do Sistema FGTS Digital está sob responsabilidade da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), vinculada à Secretaria de Trabalho (STRAB), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), conforme Resolução do Conselho Curador do FGTS nº 985 de 15 de dezembro de 2020.

Leia também | Aneel decide manter bandeira verde na conta de luz em setembro

Para que serve FGTS Digital?

Utilizando as remunerações declaradas no eSocial – onde os débitos são individualizados desde a sua origem – os empregadores terão um sistema para gerar guias rápidas e personalizadas, inclusive recolher várias competências em um único documento, reduzindo custos operacionais e tempo nessas atividades.

Também os processos de estorno, restituição, compensação e parcelamento serão 100% digitais.

O FGTS Digital permitirá uma transparência completa da relação do empregador com o Fundo, com diversos relatórios dos recolhimentos efetuados, extratos consolidados ou detalhados por trabalhadores e consultas para verificar pendências que impactam a emissão do Certificado de Regularidade do FGTS – CRF.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

A palavra de poder para cada signo em outubro

Em outubro, os astros prometem movimentar a vida de todos os signos do zodíaco, e…

33 minutos atrás

Multa vem aí! Quem fizer isso nas Eleições deve tomar cuidado

Faltar às eleições no Brasil pode ter mais consequências do que muitos imaginam. Para os…

53 minutos atrás

CRAS abre inscrições para benefícios que somam mais de R$ 2 mil mensais

O Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) são dois dos principais programas…

1 hora atrás

Que horas cai o Bolsa Família hoje? Veja as datas atualizadas

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se preparar para o pagamento de outubro, que…

2 horas atrás

Atletas precisam estudar? Entenda a educação dos esportistas!

A educação dos atletas é algo curioso para a maioria da população, que, ao ver…

5 horas atrás

Ansiedade social: o que é, principais sintomas e como controlar

Muitas pessoas têm problemas com ansiedade em situações sociais como eventos, reuniões ou até mesmo…

7 horas atrás