Justa causa / Imagem Freepik
A demissão por justa causa é o maior medo de todo o trabalhador, afinal, quando algum funcionário é desligado desta maneira ele perde diversos direitos trabalhistas, sem saber como se defender e se é possível recorrer.
Entenda quais são os seus direitos no caso de uma demissão por justa causa, saiba se é possível recorrer nos próximos tópicos.
A justa causa acontece quando o trabalhador comete uma das 13 faltas graves presente no artigo 482 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), neste caso o funcionário demitido perde diversos direitos trabalhistas.
Podem ser encaradas como condutas graves: faltas injustificadas, atos de indisciplina entre diversas outras situações que mostraremos em outros tópicos. Confira alguns direitos perdidos pelo funcionário demitido por justa causa:
Leia também | Conheça os tipos de demissão existentes na CLT
Confira abaixo quais são os casos em que um trabalhador pode ser demitido por justa causa:
Leia também | 7 profissões que devem sofrer mais demissões a partir de 2025
Se o trabalhador não concordar com a demissão por justa causa, ele não deve realizar a assinatura do Termo de Justa Causa e, após a demissão ser confirmada, é possível entrar com uma ação trabalhista contra a sua demissão.
Para recorrer a uma justa causa, é preciso contar com a ajuda de um advogado trabalhista, ele analisará tudo que motivou a sua demissão, todas as provas que você tem e vai te indicar qual o melhor a se fazer.
Portanto, se o trabalhador não concordar com a demissão por justa causa, pois não cometeu o erro apontado ou por algum abuso do empregador, ele tem o direito de recorrer.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…