Chamadas

Sessão da Tarde da Rede Globo comemora 50 anos no ar

A sessão vespertina de filmes que marcou cinematograficamente várias gerações completa 50 anos nesta segunda-feira, 4 de março. Um dos programas de maior sucesso da Rede Globo vem conquistando gerações ao longo dos anos.

Durante o mês de março, a Globo vai exibir uma programação especial para comemorar os 50 anos da sessão de filmes. Serão exibidos filmes inéditos na TV aberta. Entre eles: “Mulan”, “Ghostbusters: Afterlife” e “Tô Ryca 2”.

Ao longo das cinco décadas, foram exibidas grandes produções da história do cinema que acabaram se tornando clássicos na memória dos brasileiros. Unindo no sofá da sala nas tardes de segunda a sexta, o pai, a mãe e os filhos, que curtiam grandes clássicos do cinema. Entre eles: “A Noviça Rebelde” (1965), “A Lagoa Azul” (1980), “Curtindo a Vida Adoidado” (1986), “Ghost – Do Outro Lado da Vida” (1990), “O Auto da Compadecida” (2000) e “A Culpa é das Estrelas” (2015).

Veja os filmes mais reprisados na Sessão Tarde

De acordo com José Bonifácio Sobrinho, o Boni, ex-superintendente da TV Globo, muitos filmes foram reprisados várias vezes a pedido do público que ligava para a emissora para solicitar uma nova exibição do longa.

Alguns dos títulos mais exibidos: “Curtindo a Vida Adoidado”, “Um Príncipe Em Nova York”, “Ghost: Do Outro Lado Da Vida”, “De Volta À Lagoa Azul”, “Encontro de Amor” e “De Repente 30”. Todos foram exibidos mais de 15 vezes.

“Free Willy”, “O Diário Da Princesa” e “Hércules” são filmes que passaram pela primeira vez na TV, em 1997, 2005 e 2006, respectivamente.

A primeira exibição foi em 4 de março de 1974 às 15h. Anteriormente, na mesma faixa, era exibido “Sessão de Férias”.

“Oito e Meio” e “Os Perigos de Paulina” foram os primeiros títulos exibidos, em São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.

Os filmes nacionais mais exibidos na sessão foram “O Auto Da Compadecida”, “A Princesa Xuxa E Os Trapalhões” e “Lua De Cristal”. Todos foram exibidos mais de 10 vezes.

Veja os filmes que vão ser exibidos para comemorar os 50 anos da Sessão da Tarde

04/03 – “Mulan” (inédito na TV aberta)

05/03 – “Space Jam: Um Novo Legado” (inédito na TV aberta)

06/03 – “O Príncipe Esquecido” (inédito na TV aberta)

07/03 – “Power Rangers” (inédito na TV aberta)

08/03 – “Tô Ryca 2” (Inédito na TV aberta)

Destaques da segunda semana:

11/03 – “Malévola – Dona do Mal”

12/03 – “Uma Pitada de Sorte” (Inédito na TV aberta)

14/03 – “Marley & Eu”

15/03 – “Ghostbusters: Afterlife” (Inédito na TV aberta)

Destaques terceira semana:

20/03 – “Dolittle” (Inédito na TV aberta)

21/03 – “Minha Vida em Marte”

Destaques quarta semana

27/03 – “Sonic – O Filme”

29/03 – “Shrek”

A TV Globo exibe a Sessão da Tarde logo após a reprise da novela “Mulheres de Areia”.

Leia também | 10 dicas de filmes nacionais para assistir hoje

A história da Sessão da Tarde

A Sessão da Tarde estreou em 4 de março de 1974, substituindo a extinta Sessão das Duas.  É uma das sessões de filmes mais duradouras da televisão brasileira. A sessão de filmes foi criada para agradar o público feminino que naquele só tinha programas de culinária e pautas médicas nas outras emissoras. Porém, a Sessão Tarde acabou conquistando toda a família, marcando gerações.

Curiosidades

Em 17 de agosto de 2016, o filme “Planeta 51” foi exibido apenas para as emissoras das regiões Norte e Nordeste. Já na quinta-feira, 9 de março de 2017, o filme “Pequenos Invasores”  foi exibido para a TV Globo Nordeste e algumas emissoras do Norte e Nordeste, enquanto que, para as demais regiões do país, a emissora exibiu o filme A Lagoa Azul, anunciado para todos nas redes sociais da emissora.

Em 25 de setembro de 2017, os telespectadores foram surpreendidos com a exibição do filme Três Espiãs Demais: O Filme, antiga atração do já extinto programa infantil TV Globinho, porém a animação foi transmitida apenas para os estados da Bahia, Ceará, Pará, Paraná e Pernambuco.

Nos demais estados brasileiros, foi exibido o filme Cada Um Tem a Gêmea Que Merece, exceto o estado do Rio de Janeiro, que exibiu dois capítulos da novela Senhora do Destino, no Vale a Pena Ver de Novo, por conta da cobertura jornalística da guerra da favela da Rocinha.

No dia 12 de outubro de 2015, uma falha técnica na InterTV Cabugi, afiliada da Globo em Natal e região metropolitana, fez com que praticamente todo o primeiro bloco do filme “Madagascar 2”, fosse exibido em som original, sem dublagem e sem legendas. A falha ocorreu apenas em uma operadora desconhecida transmitindo o sinal digital da InterTV Cabugi.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

8 Raças de cachorro que têm mais tempo de vida

Toda vez que acolhemos em nossa casa um cachorro a primeira coisa que desejamos é…

2 horas atrás

5 doramas românticos para quem nunca assistiu séries asiáticas

Para você que não sabe o que são doramas, vamos explicar rapidinho! São séries de…

3 horas atrás

Os 9 empregos dos seus sonhos que você não sabia que existiam

Quando pensamos no emprego dos sonhos, o que é que vem na sua mente? Um…

7 horas atrás

7 direitos que você nem sabe que tem na hora de comprar comida

Confira alguns dos seus direitos e não seja enganado na hora de comprar produtos no…

8 horas atrás

Vai sair do país? Melhor não usar essas gírias brasileiras lá fora

Você gosta de falar usando muitas gírias do português, no Brasil? Então é melhor tomar…

9 horas atrás

Os 9 personagens mais fortes de Demon Slayer

Desde que Demon Slayer (Kimetsu no Yaiba) se tornou um anime super popular, ainda em…

9 horas atrás