Existem alguns nomes que são proibidos de serem registrados no país. O motivo principal é porque eles podem representar prejuízos às crianças. Logo, os cartórios podem recusar o registro de determinados nomes.
A proibição de alguns nomes está prevista pela Lei 6.015 de 1973, em que versa no seu artigo quinto, quanto à informação de que a oficialização de registro poderá ser negado, caso seja constatado que pode trazer constrangimentos durante a vida da pessoa.
Lembrando que o processo não ocorre de imediato, ou seja, assim que o pai e mãe apresentam o nome, o escrivão do cartório poderá realizar um questionamento prévio para compreender a escolha do nome, assim como dar novas alternativas, até proceder com a recusa do registro de determinado nome.
Conforme referido pela Lei 6.015, os cartórios estão permitidos a proibir o registro de determinados nomes. Existe uma flexibilidade para que os cartórios possam negar alguns registros.
Portanto, precisamos esclarecer que não existe uma lista definida com nomes proibidos, o que acontece é que muitos nomes que podem ser pejorativos são negados, e por incrível que pareça muitos dos que apresentamos a seguir quase foram registrados se não fosse a autonomia dos cartórios.
Não é somente no Brasil que alguns nomes são proibidos de serem registrados, existem outros países que também possuem alguns nomes que são proibidos de serem registrados, confira alguns deles:
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…