Um filme de animação japonesa tem uma história para quem é super romântico. “Sussurros do Coração” (Mimi wo Sumaseba) tem roteiro de Hayao Miyazaki e direção de Yoshifumi Kondo. É baseado no mangá homônimo de 1989 escrito por Aoi Hiiragi. Foi o primeiro filme teatral do Studio Ghibli a ser dirigido por alguém que não fosse Miyazaki e Isao Takahata.
O anime gira em torno de Shizuku Tsukishima, uma estudante de 14 anos da Escola de Ensino Fundamental Mukaihara, que sonha em ser escritora. Durante o verão, ela decide ler vinte livros, mas todos os exemplares que pega na biblioteca já foram lidos por um misterioso rapaz chamado Seiji Amasawa. Determinada a desvendar esse enigma, Shizuku embarca em uma jornada de autodescoberta e romance.
Nos dias seguintes, Shizuku encontra um jovem, mais tarde revelado ser Seiji, que a irrita para provocá-la sobre a música que ela compôs para o clube de literatura o qual faz parte na escola: “Concrete Roads”.. Ao encontrar um gato andando de trem, Shizuku o segue para descobrir uma loja de antiguidades administrada por Shiro Nishi.
Determinada a encontrar um lugar onde suas histórias possam começar, ela entra em uma loja de antiguidades onde encontra uma estatueta de gato apelidada de “O Barão”. Ela pergunta ao atendente da loja se pode voltar depois.
Shizuku mais tarde encontra seu caminho de volta para a loja de antiguidades, onde Seiji a encontra. Seiji mostra a Shizuku a oficina que fica no porão da casa de Nishi, onde ela descobre que ele está aprendendo a fazer violinos para perseguir seu sonho de se tornar um mestre luthier.
Shizuku inventa uma história de fantasia apresentando-se como a protagonista feminina, o Barão como o herói masculino que está procurando por seu amor perdido, Louise, e o gato que ela seguiu do trem (um gato do bairro que é, entre outros nomes, conhecido como “Moon” e “Muta”) como o vilão da história que tirou Louise do Barão. Dedicando seu tempo à escrita, Shizuku não se alimenta bem, fica acordada até tarde e suas notas escolares caem drasticamente.
Leia também | Velma: série animada rejeitada pelo público é cancelada
A trilha sonora deixa essa animação ainda mais cativante. Com destaque para a versão japonesa da música “Take Me Home, Country Roads” de John Denver, adaptada pela protagonista Shizuku para o clube de coro de sua escola.
Os cenários do filme foram inspirados em uma locação real próxima à estação Seiseki-Sakuragaoka, na cidade de Tama, Tóquio. Atualmente, Sussurros do Coração está disponível na Netflix.
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…