A halitose ou mau hálito pode ser desenvolvido em qualquer fase da vida, causado por uma série de fatores, que incluem o consumo de alimentos embutidos, baixa salivação e até cáries.
A boa notícia é que existem alguns tratamentos, que vão além da escovação e que podem eliminar o mau hálito e garantir a sua saúde bucal.
Pode ser uma condição persistente e angustiante que muitas vezes causa vergonha em quem está acometido, e por isso, muitas pessoas procuram por tratamentos caseiros. Mas será que os remédios caseiros ajudam?
A dentista especialista em halitose, Dra. Cláudia C. Gobor, diz que na busca por tratamentos é comum encontrar diversos remédios caseiros que prometem a ‘cura’ do mau hálito.
“Não é uma questão de ser eficaz e, sim, de trazer riscos à saúde. Usar produtos sem saber os possíveis efeitos colaterais, sem a aprovação da ANVISA e sem a indicação correta pode trazer inúmeros riscos à saúde”, explica a ex-presidente e atual diretora-executiva da Associação Brasileira de Halitose.
Leia +: 8 respostas para as principais dúvidas sobre os implantes dentários
O uso de óleos essenciais, suco de limão e vinagre de maçã, por exemplo, são alguns dos tratamentos caseiros mais populares que devem ser evitados.
“Essas substâncias podem trazer prejuízos à saúde bucal quando utilizadas sem qualquer cuidado ou orientação profissional, como desgaste dos dentes, hipertrofia de papilas linguais e até mesmo ferimentos na língua”, revela a Dra. Cláudia.
Embora os tratamentos caseiros e as mudanças no estilo de vida desempenhem um papel na manutenção do bom hálito, é crucial reconhecer suas limitações ao lidar com questões mais complexas. Ignorar as causas e confiar apenas em remédios caseiros pode atrasar soluções eficazes e agravar o problema.
A busca por atendimento profissional permite um diagnóstico preciso, tratamentos personalizados e manutenção a longo prazo.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…