Chamadas

Ter um animal de estimação pode ser um enorme benefício para a sua saúde

Ter um animal de estimação vai muito além de simplesmente ter um companheiro fofinho. Os amigos peludos são verdadeiros companheiros, que nos alegram, nos oferecem carinho e sabem dar amor. Alguns estudos científicos sugerem que ter um animal de estimação pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos seus donos. 

Esses animais não só são nossos amigos como também podem fazer um bem enorme para a nossa saúde. A presença deles em nossa casa pode reduzir os níveis de cortisol. Cortisol é um hormônio que é liberado pela glândula suprarrenal quando estamos estressados. Neste texto, você vai conhecer os benefícios que um animal pode trazer para a sua vida e como isso pode melhorar a sua saúde. 

Benefícios para a saúde mental

Estudos comprovaram que ao interagirmos com animais, podemos reduzir o estresse e a ansiedade. Por exemplo, quando você acaricia um cão ou gato, consegue liberar hormônios como a ocitocina, que estão associados ao bem-estar e relaxamento. Esses amigos peludos também conseguem diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Ou seja, eles são um verdadeiro presente para a nossa saúde.

Os animais são para nós uma verdadeira companhia que oferece apoio emocional. Para pessoas que se sentem sozinhas ou isoladas, ter um animal de estimação pode representar uma grande mudança na vida. O ato de cuidar de um animal também pode proporcionar um senso de propósito e responsabilidade, o que contribui para a melhora do humor.

Um animal de estimação pode ajudar a reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol, promovendo um coração mais saudável. Isso mostra que realmente eles são os melhores amigos do homem, da mulher, da criança e da família.

Leia também | Os animais podem pensar? Saiba o que a ciência diz!

Crianças e animais de estimação

Crianças que crescem com animais de estimação desenvolvem um senso de responsabilidade e empatia. Pesquisas demonstram que os animais também ensinam as crianças a concentrar-se. Estudos observaram crianças que cometiam menos erros em uma tarefa de classificação de objetos e precisavam de menos lembretes em uma tarefa de memória na presença de um cão na mesma sala, segundo a BBC News.

Há ainda pesquisas que chegaram a indicar que, pelo menos para os adultos, o simples ato de considerar nossos animais de estimação como membros da família melhora o nosso bem-estar. Muitas pessoas acreditam que seus pets melhoram sua saúde e felicidade, mesmo quando as medições objetivas não demonstram nenhuma diferença.

É importante lembrar que ter um animal de estimação exige responsabilidade e comprometimento. É necessário oferecer os cuidados adequados, como alimentação, higiene, saúde e lazer. No entanto, os benefícios que eles trazem para a nossa saúde e bem-estar são inúmeros e compensam o esforço.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 600 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena concurso 2809 realizado na noite desta terça-feira (17),…

1 hora atrás

Conheça as 10 melhores cidades do mundo para passar o Réveillon

O ano passou tão rápido e você já está se vendo preparando aquela maravilhosa ceia…

2 horas atrás

Os animais de estimação mais inteligentes

Quando pensamos em animais de estimação, é comum associá-los a carinho, companheirismo e momentos divertidos. …

5 horas atrás

10 doramas que não são românticos, mas são ótimos

Um dos maiores sucessos da Netflix vai voltar! Round 6 retorna com sua aguardada segunda…

5 horas atrás

The White Lotus: Max divulga novo teaser da 3ª temporada da série

Depois que a HBO lançou o primeiro teaser oficial da terceira temporada de "The White…

8 horas atrás

Saiba qual curso de graduação você pode fazer em 2025

Antes de você decidir qual curso de graduação irá fazer, é preciso pensar bem e…

9 horas atrás