Chamadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,8% ao mês

Nesta segunda-feira (04), o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou o novo limite de juros de 1,8% ao mês para essas operações de crédito consignado. Com isso, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito. 

O novo teto é 0,04 ponto porcentual menor que o antigo limite, de 1,84% ao mês, nível que vigorava desde outubro.

Para quem tem o cartão de crédito consignado o limite caiu de 2,73% para 2,67% ao mês. As medidas foram propostas pelo próprio governo federal. Ela entrou em vigor cinco dias após a instrução normativa ser publicada no Diário Oficial da União, o que ocorrerá nos próximos dias.

O limite ainda está alto

De acordo com o Ministério da Previdência Social, os novos tetos são um pouco mais altos do que o desejado pela pasta. O ministério já havia proposto que o teto caísse para 1,77%, com desconto em folha, e para 2,62% no cartão de crédito consignado. Os representantes das instituições financeiras defenderam a manutenção das taxas atuais.

Sem definição no debate, o ministro Carlos Lupi, propôs que a reunião fosse suspensa e retornasse para votação nesta segunda-feira. O único voto contrário na reunião nesta segunda foi o do representante dos bancos. Foram 14 votos a 1.

Com a medida, bancos oficiais vão ter que reduzir as taxas para o consignado do INSS. Segundo os dados mais recentes do Banco Central (BC), o Banco do Nordeste cobra 1,88% ao mês, e o Banco da Amazônia cobra 1,86%.

Entre os bancos federais, o Banco do Brasil cobra 1,8%, exatamente o valor do futuro teto, e apenas a Caixa cobra menos, com taxa de 1,73% ao mês.

Leia também | PIS/PASEP: trabalhadores ainda podem sacar R$ 536 milhões de abono. Veja como

Consignado do INSS

É uma modalidade de empréstimo destinada aos aposentados e pensionistas do INSS, que tem como forma de pagamento o desconto direto no benefício, em até 84 parcelas mensais.

Está disponível para aposentados e pensionistas do INSS, onde as prestações são descontadas diretamente do benefício. Pode ser utilizado para realizar viagens, reformas, projetos pessoais e até mesmo na resolução de imprevistos do dia a dia. É fácil de contratar e possui uma das menores taxas do mercado.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

5 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

7 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

9 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

10 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

10 horas atrás

Bill Gates bate o martelo e revela carreiras protegidas da IA

Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…

10 horas atrás