Trabalho na Áustria: 20 profissões que podem garantir o visto
Devido a escassez de mão de obra, trabalhadores das profissões mais necessitadas podem garantir o visto de trabalho com mais facilidade
Somente no primeiro trimestre de 2024, uma média de 196.400 vagas de emprego ficaram sem ser preenchidas nas empresas austríacas, esses dados são da Statistics Austria, a agência de estatísticas oficiais do país.
O número, acaba representando um problema cada vez mais frequente no país: a falta de mão de obra qualificada. Na verdade, as 196.400 vagas não preenchidas, representam um aumento de 8,5% em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior, quando o número de vagas não preenchidas chegou aos 181.000, conforme dados da Schengen.news.
Para Tobias Thomas, Diretor Geral de Estatística da Áustria, este foi o primeiro aumento registrado no ano.
Isso significa que, pela primeira vez no ano, o número de vagas voltou a subir em relação ao trimestre anterior. De longe, a maioria das ofertas de emprego estava no setor de serviços.
Tobias Thomas, Diretor Geral de Estatística da Áustria
Para ser mais prático nos números de vagas não preenchidas, do total de 196.400 ofertas de emprego no país, um total de 113.200 estavam vinculadas ao setor de serviços, 46.100 ligadas a área de manufatura e 37.100 vinculadas ao setor público.
Um fato interessante é que, a população total da Áustria, é que sua população é de 9,042 milhões de habitantes, dos quais, cerca de seis milhões estão em idade ativa para trabalho, mas já não são mais suficientes para atender toda demanda necessária do país.
Áustria necessita de mão de obra estrangeira
A Áustria é um país que está começando a enfrentar problemas de escassez de mão de obra. Apesar de 6 milhões de habitantes estarem em idade ativa para o trabalho, a verdade é que a população está envelhecendo, onde, o país tem uma população com média de idade de 43,4 anos.
Mas, além da população, estar envelhecendo, a taxa de fertilidade total no país está caindo. Em 2022, por exemplo, a Áustria registrou uma queda no número de nascimentos e, paralelamente um aumento no número de mortes, resultando num quadro de mais mortes do que nascimentos.
Justamente por esse motivo, o país tem dependido cada vez mais de estrangeiros para apoiar a sua economia. Dessa maneira, estrangeiros, como brasileiros, que buscam um país super desenvolvido, de primeiro mundo, podem se beneficiar com essa escassez de mão de obra.
Leia também | Trabalho nos EUA: 8 profissões que dão direito ao green card
Profissões que podem dar direito ao visto austríaco
Algumas profissões estão entre as mais procuradas na Áustria, o que, como consequência, pode ter o processo de visto de trabalho facilitado, justamente pela necessidade do país em determinadas áreas.
Segundo o relatório EURES de 2023, sobre a escassez de mão de obra na Áustria, as principais profissões que o país está buscando são:
- Mecânicos e montadores elétricos
- Mecânicos e reparadores de máquinas agrícolas e industriais
- Mecânicos e reparadores de veículos motorizados
- Trabalhadores de chapas metálicas
- Soldadores e cortadores a chama
- Pintores a spray e envernizadores
- Encanadores e instaladores de tubulações
- Telhadistas
- Carpinteiros e marceneiros
- Cozinheiros
- Técnicos de enfermagem
- Supervisores de construção
- Técnicos em ciências físicas
- Técnicos em engenharia mecânica
- Técnicos em engenharia eletrônica
- Técnicos em engenharia elétrica
- Analistas de sistemas
- Profissionais de obstetrícia
- Médicos generalistas
- Profissionais de engenharia
É preciso do visto para trabalhar na Áustria?
Sim, para trabalhar na Áustria é necessário que cidadãos não austríacos solicitem o visto D, que se trata de um visto de longa duração. No caso, as únicas exceções a necessidade do visto, são os residentes da União Europeia e Aliança Livre Europeia.
Contudo, trabalhadores altamente qualificados de outros países (inclusive do Brasil), que desejam viver e trabalhar na Áustria podem obter o cartão Red-White-Red. Um documento que visa garantir ao titular uma autorização de trabalho e residência por um período de até dois anos.
Para se ter ideia, segundo dados da EURES, atualmente 900 mil estrangeiros estão vivendo na Áustria. Com relação aos brasileiros vivendo na Áustria, segundo estimativa do Itamaraty, são mais de 8 mil brasileiros vivendo no país europeu atualmente.
Comentários estão fechados.