Transtorno de personalidade: conheça as causas e os sintomas
Os transtornos de personalidade são condições complexas que afetam profundamente a vida das pessoas
Os transtornos de personalidade são condições complexas que afetam profundamente a vida das pessoas. É um conjunto de doenças psiquiátricas caracterizadas por desvios de comportamento bem rígidos e mal ajustados que prejudicam a forma que o paciente lida com seus impulsos e com as pessoas ao redor. Esses transtornos podem levar a dificuldades substanciais ou a sofrimento pessoal.
Causas
Não existe uma causa conhecida para os transtornos de personalidade. No entanto, acredita-se que exista uma combinação de fatores genéticos e ambientais que possam desempenhar um papel crucial. Como por exemplo, traumas na infância, experiências adversas e modelos de relacionamento disfuncionais podem o desenvolvimento dessas condições.
Sintomas
Os sintomas variam amplamente dependendo do tipo específico de transtorno de personalidade, mas geralmente incluem:
- falta de identidade;
- dificuldade de se relacionar com outras pessoas;
- falta de respeito com outras pessoas;
- falta de empatia com os outros;
- atitudes abusivas;
- angústia;
- tristeza;
- solidão.
O importante é buscar a ajuda de um profissional qualificado para identificar as causas e a melhor forma de se curar do problema.
Quais são os tipos transtornos de personalidade
Geralmente, os transtornos de personalidade são categorizados em três grupos:
Grupo A: Inclui transtornos como o paranoide, esquizoide e esquizotípico, onde predominam a desconfiança e o isolamento social.
Grupo B: Abrange transtornos como o antissocial, borderline, histriônico e narcisista, marcados por dramaticidade e impulsividade.
Grupo C: Engloba transtornos como o esquiva, dependente e obsessivo-compulsivo, caracterizados por ansiedade e medo em relação aos contatos sociais.
Leia também | ‘A Mãe da Noiva’: este filme está em alta na Netflix
Quais os transtornos de personalidade mais comuns?
De uma forma geral, transtorno depressivo (depressão), transtorno bipolar (TAB), TOC (transtorno obsessivo compulsivo), TAG (transtorno de ansiedade generalizada) etc., são os mais comuns. Além disso, a Psiquiatria adiciona um terceiro termo, “doença mental”, que é usado para condições com causa definida.
Transtorno de personalidade pode ter cura, mas tudo vai depender da doença. Grande parte dos casos se resolve com acompanhamento médico multidisciplinar, normalmente formado por psiquiatras e psicólogos.
A recomendação de psicólogos e psiquiatras é que quanto mais cedo começar o tratamento com a terapia e o uso de medicamentos em situações específicas, melhor será o resultado.
Comentários estão fechados.