Os transtornos de personalidade são condições complexas que afetam profundamente a vida das pessoas. É um conjunto de doenças psiquiátricas caracterizadas por desvios de comportamento bem rígidos e mal ajustados que prejudicam a forma que o paciente lida com seus impulsos e com as pessoas ao redor. Esses transtornos podem levar a dificuldades substanciais ou a sofrimento pessoal.
Não existe uma causa conhecida para os transtornos de personalidade. No entanto, acredita-se que exista uma combinação de fatores genéticos e ambientais que possam desempenhar um papel crucial. Como por exemplo, traumas na infância, experiências adversas e modelos de relacionamento disfuncionais podem o desenvolvimento dessas condições.
Os sintomas variam amplamente dependendo do tipo específico de transtorno de personalidade, mas geralmente incluem:
O importante é buscar a ajuda de um profissional qualificado para identificar as causas e a melhor forma de se curar do problema.
Geralmente, os transtornos de personalidade são categorizados em três grupos:
Grupo A: Inclui transtornos como o paranoide, esquizoide e esquizotípico, onde predominam a desconfiança e o isolamento social.
Grupo B: Abrange transtornos como o antissocial, borderline, histriônico e narcisista, marcados por dramaticidade e impulsividade.
Grupo C: Engloba transtornos como o esquiva, dependente e obsessivo-compulsivo, caracterizados por ansiedade e medo em relação aos contatos sociais.
Leia também | ‘A Mãe da Noiva’: este filme está em alta na Netflix
De uma forma geral, transtorno depressivo (depressão), transtorno bipolar (TAB), TOC (transtorno obsessivo compulsivo), TAG (transtorno de ansiedade generalizada) etc., são os mais comuns. Além disso, a Psiquiatria adiciona um terceiro termo, “doença mental”, que é usado para condições com causa definida.
Transtorno de personalidade pode ter cura, mas tudo vai depender da doença. Grande parte dos casos se resolve com acompanhamento médico multidisciplinar, normalmente formado por psiquiatras e psicólogos.
A recomendação de psicólogos e psiquiatras é que quanto mais cedo começar o tratamento com a terapia e o uso de medicamentos em situações específicas, melhor será o resultado.
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…