Nesta última quarta-feira (12), o Ministério do Desenvolvimento Social deu início ao bloqueio temporário de 1,2 milhão de pessoas do Bolsa Família.
O bloqueio está relacionado a pessoas que diziam morar sozinhas e que passaram a receber o benefício durante o período eleitoral, no segundo semestre do ano passado.
Conforme informado pelo governo federal, o objetivo da operação é evitar fraudes no programa social, destinando recursos somente para as famílias que realmente necessitam do programa para prover sustento próprio e de sua família.
Sendo assim, o governo vem trabalhando fortemente em procedimentos de fiscalização na gestão do Bolsa Família, através da averiguação dos dados apresentados.
Segundo informado pelo governo, cerca de 6 milhões de cadastros de pessoas que ingressaram no Bolsa Família durante as eleições do ano passado estão sendo revisados.
Isso porque, de acordo com gestores do Bolsa Família, um número expressivo de novos cadastros de famílias unipessoais foi realizado no segundo semestre de 2022, o que levantou suspeitas de que foram baseadas em informações falsas.
Os beneficiários que foram bloqueados terão agora um prazo de 60 dias para recadastrar as informações e consequentemente comprovarem que preenchem os requisitos necessários para acesso ao Bolsa Família.
Os novos bloqueios têm sido realizados através do aplicativo do Cadastro Único, assim como por SMS no celular.
Nesse sentido, as pessoas que tiveram o benefício bloqueado e que não conseguirem comprovar que moram sozinhas terão o benefício definitivamente cancelado após 2 meses.
Para Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, pessoas que realmente moram sozinhas podem comprovar isso e se manter como família unipessoal.
Isso porque, o objetivo das fiscalizações não é prejudicar ninguém que realmente faz jus ao recebimento do Bolsa Família, mas sim, corrigir distorções verificadas no último ano, quando houve uma grande curva de registros de famílias unipessoais.
Ainda conforme informado pelo ministro, 6 milhões de cadastros de pessoas que passaram a ter direito ao Bolsa Família nos períodos de maio a outubro de 2022, são os principais alvos da operação.
Os novos bloqueios se iniciaram ontem (12/04) e ainda estão acontecendo no momento atual. O aviso está sendo feito através de SMS de celular ou também pelo aplicativo do CadÚnico.
No caso do aviso por SMS, o usuário receberá a seguinte mensagem:
“Mensagem do Bolsa Família: benefício bloqueado por averiguação. Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único na sua cidade até 16 de junho e atualize seu cadastro para evitar o cancelamento do seu benefício do Bolsa Família. Mais informações: ligue 121 — motivo: ave unipessoal cód. P1-76”.
Ao receber a notificação, o usuário terá um prazo de até 60 dias para realizar o recadastramento das informações. O objetivo é que a pessoa demonstre que preenche os requisitos necessários para receber o Bolsa Família.
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