Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Após o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) anunciar na semana passada a redução da taxa de juros do empréstimo consignado de 2,14% para 1,70%, assim como do cartão de crédito consignado de 3,06% para 2,62%, o governo anunciou uma nova alta.
Não durou uma semana a decisão do governo de abaixar a taxa de juros do consignado, e o mesmo passará pelo primeiro reajuste já nesta semana. O motivo foi a paralisação da oferta do consignado pelos bancos.
Segundo a Febraban, as novas taxas de juros afetam absurdamente os bancos que enfrentariam margens negativas, caso adotassem a taxa de juros definida pela CNPS.
Tentando evitar novos impactos, o governo decidiu aumentar a taxa de juros do consignado, a valores que possam ser atrativos para as instituições financeiras, assim como para que possa garantir alguma redução nos juros para os aposentados e pensionistas.
O novo percentual ainda não foi definido, contudo, segundo informantes do governo, deve ficar próximo dos 1,9% a 2%, o que é abaixo da taxa anterior, mas que trará muito menos vantagens aos aposentados e pensionistas. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (20).
A decisão de aumentar a taxa de juros foi tomada na noite desta segunda-feira (20). Participaram da reunião no Planalto os secretários executivos da Fazenda, Gabriel Galípolo, e do Ministério Trabalho e Emprego, Francisco Macena, além das presidentes da Caixa, Rita Serrano, e do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros e dos ministros Carlos Lupi e Rui Costa (Casa Civil).
O ministro da Fazenda Fernando Haddad não participou da reunião e ontem, contudo, o chefe da pasta deve conversar sobre o tema ao longo do dia, inclusive deverá tentar negociar com representantes de bancos para encontrar uma saída.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…