Chamadas

Usar o relógio no braço direito está errado?

Nós temos a tendência de seguir modas e mudar estilos que já estávamos acostumados. Um dos hábitos que por algum motivo teve uma alteração, foi o uso do relógio de pulso no braço esquerdo. Isso se tornou prática comum devido à facilidade de manipulação com a mão dominante, especialmente em modelos de relógios que precisam ser ajustados manualmente.

Mas de repente, alguém no planeta decidiu que deveríamos mudar o uso do relógio para o braço direito. Mas existe uma regra que determina qual dos braços é o certo para usar o relógio de pulso?

A história

Segundo os historiadores, quem popularizou o uso do relógio de pulso foi o brasileiro Santos Dumont, em 1915, ao encomendar um modelo ao joalheiro Louis Cartier. O relógio foi desenvolvido para que o aviador pudesse controlar o tempo de voo de forma mais fácil, sem precisar soltar o comando do avião.

Houve um período em que pessoas canhotas não eram bem vistas pela sociedade, o que fez se tornar norma usar o relógio de pulso no braço esquerdo. Para não ficar sem usar o acessório, os canhotos fingiam ser destros. 

Você sabia que o relógio de Santos Dumont tinha os pinos de ajuste no lado direito para facilitar os cálculos e ajustes?

E a história continua, em 1814, a irmã de Napoleão Bonaparte, Carolina Murat, princesa de Nápoles, usou o primeiro relógio de pulso, feito pelo relojoeiro Abraham Louis Breguet, que atendeu um pedido da princesa.

Leia também | Como comprar passagem aérea e pagar só 20% do valor

Onde usar o relógio de pulso, no braço esquerdo ou direito?

Em algumas culturas, como no Oriente Médio, usar o relógio no braço direito pode ser visto como um sinal de status ou poder. Em outras regiões, a escolha do braço para usar o relógio pode ser uma questão de preferência pessoal ou conforto. Segundo o portal ‘Escola Educação’, algumas pessoas usam o relógio com o mostrador voltado para o interior do pulso, uma prática comum entre militares para facilitar a leitura do horário em situações de combate e minimizar reflexos que possam denunciar sua posição.

Pelo jeito, não existe uma regra específica para o uso do relógio de pulso. Isso pode ser uma decisão pessoal e de estética. Algumas pessoas sentem que o relógio se destaca mais ou complementa melhor outros acessórios quando usado no braço direito.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

12 nomes proibidos de serem registrados ao redor do mundo

No Brasil, é muito comum encontrarmos pessoas com nomes peculiares, quem nunca viu uma matéria…

3 semanas atrás

50 nomes muito estranhos já registrados em cartórios do Brasil

O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…

3 semanas atrás

5 empregos remotos de atendimento ao cliente para trabalhar de casa

Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…

3 semanas atrás

6 mitos sobre a união estável que muita gente acredita

Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…

3 semanas atrás

Os 7 golpes mais aplicados nos brasileiros em 2025

Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…

4 semanas atrás

Quanto tempo um estrangeiro demora para aprender português?

Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…

4 semanas atrás