Nós temos a tendência de seguir modas e mudar estilos que já estávamos acostumados. Um dos hábitos que por algum motivo teve uma alteração, foi o uso do relógio de pulso no braço esquerdo. Isso se tornou prática comum devido à facilidade de manipulação com a mão dominante, especialmente em modelos de relógios que precisam ser ajustados manualmente.
Mas de repente, alguém no planeta decidiu que deveríamos mudar o uso do relógio para o braço direito. Mas existe uma regra que determina qual dos braços é o certo para usar o relógio de pulso?
Segundo os historiadores, quem popularizou o uso do relógio de pulso foi o brasileiro Santos Dumont, em 1915, ao encomendar um modelo ao joalheiro Louis Cartier. O relógio foi desenvolvido para que o aviador pudesse controlar o tempo de voo de forma mais fácil, sem precisar soltar o comando do avião.
Houve um período em que pessoas canhotas não eram bem vistas pela sociedade, o que fez se tornar norma usar o relógio de pulso no braço esquerdo. Para não ficar sem usar o acessório, os canhotos fingiam ser destros.
Você sabia que o relógio de Santos Dumont tinha os pinos de ajuste no lado direito para facilitar os cálculos e ajustes?
E a história continua, em 1814, a irmã de Napoleão Bonaparte, Carolina Murat, princesa de Nápoles, usou o primeiro relógio de pulso, feito pelo relojoeiro Abraham Louis Breguet, que atendeu um pedido da princesa.
Leia também | Como comprar passagem aérea e pagar só 20% do valor
Em algumas culturas, como no Oriente Médio, usar o relógio no braço direito pode ser visto como um sinal de status ou poder. Em outras regiões, a escolha do braço para usar o relógio pode ser uma questão de preferência pessoal ou conforto. Segundo o portal ‘Escola Educação’, algumas pessoas usam o relógio com o mostrador voltado para o interior do pulso, uma prática comum entre militares para facilitar a leitura do horário em situações de combate e minimizar reflexos que possam denunciar sua posição.
Pelo jeito, não existe uma regra específica para o uso do relógio de pulso. Isso pode ser uma decisão pessoal e de estética. Algumas pessoas sentem que o relógio se destaca mais ou complementa melhor outros acessórios quando usado no braço direito.
Um dorama japonês tem feito muito sucesso na Netflix. Suas histórias emocionantes e cheia de…
Entre os 100 melhores destinos gastronômicos do mundo, o Brasil abriga quatro cidades eleitas os…
A Caixa Econômica Federal, em parceria com a Super Estágios, começou um processo seletivo para…
O Feirão Serasa Limpa Nome foi prorrogado até o dia 20 de dezembro! Quem ainda…
Há alguns anos, era muito comum encontrarmos pessoas que entravam em um emprego e ali…
Saber quais serão os empregos que podem acabar nos próximos anos, assim como quais carreiras…