Chamadas

Veja 5 negócios que pode começar mesmo não tendo dinheiro

Começar um negócio sem ter nenhum dinheiro é mais comum do que se imagina. Não ter dinheiro para começar um empreendimento pode ser um desafio, mas pode ser também um momento para você transformar habilidades e criatividade em oportunidades de renda. 

Para quem está sem capital nenhum, o empreendedorismo digital pode ser o melhor caminho. Você vai poder descobrir formas inovadoras de começar suas próprias empresas com pouco ou nenhum investimento inicial. Para te ajudar a decidir qual caminho a seguir, selecionamos cinco ideias de negócios que você pode iniciar de imediato, utilizando recursos que já possui ou acessíveis gratuitamente. 

Serviços Digitais

Chegou a hora de você utilizar suas habilidades em áreas como design gráfico, escrita, programação, marketing digital e começar a oferecer serviços para clientes individuais ou empresas. Neste cenário, existem plataformas como Upwork, Freelancer e 99designs que  podem te conectar a ótimas oportunidades.

Outro caminho a seguir, é usar seu conhecimento em algum assunto específico, oferecendo consultorias por videoconferência. Isso pode ser em áreas como marketing digital, finanças pessoais, ou até mesmo habilidades técnicas.

Para quem tem muita facilidade e ama escrever, criar vídeos ou podcasts, pode monetizar seu conhecimento através de plataformas como YouTube, Medium ou criando seu próprio blog.

Leia também | Quais as profissões mais fáceis de conseguir emprego em 2025?

Venda de Produtos Digitais

Para quem tem espírito de vendedor, pode criar ou vender seus próprios produtos digitais, como e-books, cursos online ou templates. 

Dropshipping

Com o dropshipping, você vende produtos sem precisar manter um estoque. Quando um cliente faz uma compra, o fornecedor envia o produto diretamente para ele. Neste caso, só será preciso se concentrar na venda e no marketing.

Criatividade e Artesanato

Crie peças únicas, como joias, quadros, objetos de decoração, e venda em feiras, mercados online ou em sua própria loja virtual.

Também é possível optar pela produção de alimentos artesanais, preparando geleias, compotas, pães, bolos e outros produtos culinários, para vender em feiras, lojas de produtos naturais ou online.

Serviços Locais

Se você é bom em alguma matéria escolar ou em um idioma, pode oferecer aulas particulares online.

Para quem tem habilidades manuais, pode oferecer serviços de reparos e manutenção em casas.

Empreender exige dedicação, persistência e muita vontade de aprender. Comece pequeno e vá crescendo gradualmente. O importante é encontrar algo que você goste e que tenha demanda no mercado.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

50 nomes muito estranhos já registrados em cartórios do Brasil

O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…

6 horas atrás

5 empregos remotos de atendimento ao cliente para trabalhar de casa

Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…

1 dia atrás

6 mitos sobre a união estável que muita gente acredita

Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…

3 dias atrás

Os 7 golpes mais aplicados nos brasileiros em 2025

Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…

6 dias atrás

Quanto tempo um estrangeiro demora para aprender português?

Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…

1 semana atrás

6 idiomas mais importantes para aprender que devem dominar até 2050

Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…

1 semana atrás