Existem diversas carreiras na área da educação que podem ser rentáveis, mas todas exigem que o profissional tenha completado ao menos uma graduação, algumas podem exigir especializações.
Ser um educador é uma tarefa que pode ser desafiadora, mas acompanhar o avanço de crianças e adolescentes todos os anos e saber que você contribuiu para que aquilo se tornar realidade, é recompensador.
Confira abaixo cinco opções de carreiras na área da educação:
A carreira mais comum na área da educação é a de professor, existem dezenas de disciplinas para você se qualificar, é possível dar aulas em cursos preparatórios, escolas e em diversas outras instituições de ensino.
Existem dezenas de licenciatura que um profissional pode cursar, elas duram em média 4 anos (8 período), veja alguns exemplos:
Leia também | Cursos gratuitos de inglês e espanhol: saiba como se inscrever!
Para dar aula em universidades, será preciso mais qualificação do que só uma graduação, o salário na maioria das vezes é maior. As instituições de ensino superior exigem pós-graduação de seus docentes(lato e/ou stricto sensu).
Quanto melhor for o seu currículo, mais fácil será conseguir emprego em uma universidade, na maioria das vezes, concursos para instituições federais podem pagar salários acima da média.
Se você gosta da área da educação, mas não quer atuar como professor, é possível, também, seguir carreira na área de Gestão escolar, seja em cargos de diretoria, supervisão ou outros administrativos.
Para se especializar nesta área existe a formação em processos escolares e a pós-graduação em Gestão Escolar ou em Coordenação Pedagógica e Supervisão.
O professor de educação física é um profissional extremamente importante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, ensinando sobre a importância das atividades físicas e da inclusão de todos através do esporte.
A licenciatura em educação física dura 4 anos (8 períodos) e mescla matérias sobre pedagogia e áreas da saúde, o profissional fica capacitado a ensinar a teoria e prática dos esportes em ambientes escolares.
Leia também | Cursos gratuitos de inglês e espanhol: saiba como se inscrever!
Se você quer uma carreira mais tranquila (nem sempre), a carreira de bibliotecário escolar pode ser bastante útil para você, coordenando as bibliotecas das instituições de ensino, locais que costumam ser silenciosos e que são muito importantes para educação.
O bibliotecário escolar deve possuir formação completa em Biblioteconomia, o curso tem duração de 4 anos (8 períodos).
O esgotamento profissional é conhecido como burnout e tem se tornado cada vez mais comum…
O vício em drogas e álcool é um problema muito complicado, que pode ter origem…
A maioria sabe da importância de se comunicar bem e de forma clara no ambiente…
Nem sempre a confiança está dentro de nós, porém a forma como nos apresentamos pode…
Você tem o sonho de trabalhar na Austrália ou investir em uma nova carreira com…
Estudar depois dos 30 pode parecer intimidador só que nunca foi tão necessário e possível.…