Algumas novelas fizeram sucesso conquistando o público além das fronteiras da Rede Globo. As tramas brasileiras também conseguiram ser comercializadas para o exterior. Essa prática acontece desde a década de 1970, e títulos como “Avenida Brasil,” “Caminho das Índias”, “Da Cor do Pecado” e “Escrava Isaura” também fizeram bonito lá fora. É a criatividade brasileira atravessando fronteiras.
No texto a seguir apresentamos cinco novelas que fizeram sucesso fora da TV Globo. Trama como Pantanal, Carrossel, Xica da Silva e outros folhetins.
Uma das mais icônicas novelas fora da Globo, “Pantanal” marcou época na década de 1990. Com suas paisagens deslumbrantes e trama envolvente, a história da jovem Juma Marruá (Cristiana Oliveira) conquistou o coração dos telespectadores.
Pantanal foi o maior sucesso da Manchete e mexeu com a televisão do Brasil. Líder de audiência no horário, levou a Manchete a segunda maior do país, e fez boa parte do público criar o hábito de trocar de canal.
A primeira versão de Pantanal, exibida em 1990 na extinta Manchete, revelou ou deu significativa exposição a novatos como Cristiana Oliveira, Marcos Palmeira, Paulo Gorgulho, Carolina Ferraz, Marcos Winter, Ângelo Antônio, e Flavia Monteiro. Mas também trazia de volta a tela medalhões da teledramaturgia, como Cassia Kiss, Sergio Britto, Natlhalia Timberg, Rosamaria Murtinho, Claudio Marzo, entre outros.
Quem não se lembra dos alunos da Escola Mundial? “Carrossel” foi um fenômeno infantojuvenil que cativou crianças e adultos. As aventuras da professora Helena e seus alunos fizeram sucesso não apenas no Brasil, mas também em outros países.
Helena Fernandes é uma professora jovem e bonita que leva consigo muito amor. Como seu primeiro trabalho efetivo, entra na Escola Mundial para lecionar e ensinar os princípios da vida para a turma do terceiro ano.
Usando carinho, paz e afeção conquista todos seus alunos, que por sua vez têm diferentes personalidades: a esnobe Maria Joaquina, o modesto Cirilo Rivera, a extrovertida Valéria Ferreira, o gentil Davi Rabinovich, o protetor Jaime Palillo, o travesso Paulo Guerra, o rebelde Mário Ayala, a humilde Carmen Carrilho, o sincero Daniel Zapata, o agitado Kokimoto Mishima, a romântica Laura Gianolli, a frágil Marcelina Guerra, o metido Jorge Cavalieri, a criativa Margarida Garcia, a corajosa Alícia Gusman, a simpática Bibi Smith e o tranquilo Adriano Ramos.
Elenco principal: Rosanne Mulholland, Larissa Manoela, Jean Paulo Campos, Maisa Silva, Guilherme Seta, Thomaz Costa, Nicholas Torres e Ana Zimerman.
Baseada em fatos reais, “Xica da Silva” retratou a vida da escrava alforriada que se tornou uma das mulheres mais poderosas do século XVIII. A trama ousada e sensual conquistou audiências tanto no Brasil quanto no exterior.
No dia 17 de setembro de 1996, às 21h45 de uma terça-feira, entrou no ar a novela que levaria a dramaturgia da Manchete de volta ao segundo lugar de audiência, e à disputa pela terceira posição no ranking da TV aberta.
A trama conta a saga de Xica (Taís Araujo), uma mulher bela e sensual, que junto com sua mãe Maria (Zezé Motta), são feitas escravas do Contratador dos Diamantes Felisberto Caldeira Brant (Reynaldo Gonzaga), homem mais importante do Arraial, que foi encarregado pelo Rei de Portugal de extrair diamantes dos garimpos.
Ele é o pai de Xica, mas nunca assumiu a paternidade, algo comum entre senhores que tinham filhos com mulheres escravizadas. Ao descobrir sua paternidade após adulta, Xica promete vingar-se por tudo que sua mãe sofreu. Anualmente, o Contratador deve pagar tributos à Coroa portuguesa, mas isso não o preocupa, já que há uma arca repleta de diamantes que serão entregues ao emissário do rei.
Xica briga com seu senhor, e num ato impulsivo revela que descobriu ser filha do Contratador Felisberto, que, com raiva, decide vender sua filha Xica, junto com a mãe dela, para o bordel do capitão-do-mato Jacobino (Altair Lima).
Para vingar-se de seu pai, a escrava se alia a Quiloa (Maurício Gonçalves), um escravo apaixonado por ela, e juntos roubam a arca com os diamantes; eles escondem as pedras preciosas para não despertar suspeitas e mais tarde poderem comprar suas cartas de alforria e fugirem para algum quilombo. Com a chegada do emissário do rei, o Contratador descobre que foi roubado e procura os culpados.
A Record TV também teve seu momento de destaque com “Prova de Amor”. Essa novela, que misturava romance, suspense e drama, prendeu os telespectadores com sua trama emocionante e reviravoltas surpreendentes.
Em 1998, Clarice Luz (Lavínia Vlasak), uma bióloga, e Daniel Avelar (Marcelo Serrado), um advogado recém-formado, estão apaixonados e planejando se casar.
O playboy Lopo Júnior (Leonardo Vieira), que era namorado de Clarice na adolescência, arma para que Daniel seja preso por assassinato.
Daniel consegue fugir da prisão e avisa apenas Clarice e sua família de sua nova identidade. Em 2005, Clarice e Daniel continuam se encontrando às escondidas, mas estão sob o cerco de Lopo e da polícia.
Daniel está disposto a tudo para provar sua inocência e recuperar a vida que foi arruinada por Lopo.
Leia também | Tieta completa 35 anos e chega ao Globo Play em formato original
Uma superprodução bíblica que conquistou o público nacional e internacional. “Os Dez Mandamentos” recontou a história de Moisés e a libertação do povo hebreu do Egito. Seus efeitos especiais grandiosos e narrativa épica a tornaram um sucesso global.
A novela conta a história de Moisés, desde seu nascimento até a chegada do povo hebreu à terra prometida. A trama abrange mais de 100 anos da história do povo hebreu e é baseada em uma das passagens mais famosas da Bíblia.Moisés é salvo da morte ainda bebê, quando o Faraó Seti ordena a morte de todos os bebês hebreus do sexo masculino.
A família de Moisés o coloca em um cesto e confia que Deus o protegerá.
Moisés é criado como príncipe do Egito, sob os cuidados da princesa Hanutmire e junto ao seu tio/irmão Ramsés.
Moisés se sensibiliza com o sofrimento do seu povo e se torna pastor de ovelhas.
Deus chama Moisés para libertar o povo hebreu da escravidão no Egito.
Moisés enfrenta Ramsés, que se torna seu pior inimigo.
Moisés recebe os Dez Mandamentos de Deus, um conjunto de regras que todos os hebreus deveriam seguir.
Deus abre o Mar Vermelho para que o povo hebreu passe, e depois o fecha, matando o exército egípcio.
No elenco estão Guilherme Winter (Moisés), Sérgio Marone (Ramsés), Giselle Itié (Zípora), Camila Rodrigues (Nefertari), Petrônio Gontijo (Arão), Denise Del Vecchio (Joquebede), Vera Zimmermann (Henutmire), entre outros.
Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…