Chamadas

Veja o que acontece com o seu corpo quando você para de beber álcool

Quando uma pessoa que está acostumada a beber álcool resolve parar, o corpo reage, passando por várias mudanças significativas.

Parar de beber traz benefícios significativos para a saúde e bem-estar geral. Nós não podemos esquecer que cada pessoa é única, e os efeitos podem variar. Neste caso, é sempre bom consultar um profissional de saúde para tomar decisões sobre o consumo de álcool.

Mas uma coisa é certa, parar de beber, vai trazer uma infinidade de benefícios para a saúde física e mental. Para quem está pensando em parar de consumir álcool, saiba que terá vantagens surpreendentes.

Geralmente quando alguém para de tomar bebidas alcoólicas, terá mudanças na saúde mental que podem incluir sintomas de abstinência e irritabilidade. No entanto, esses efeitos irão melhorar quanto mais tempo você se abster de beber álcool. 

Ao parar de beber álcool, seu corpo vai começar a se desintoxicar. Algumas pessoas, neste caso, poderão ter sintomas de abstinência, incluindo tremores, sudorese e náusea, que podem variar de leves a graves. Também pode acontecer da pessoa ter insônia.

O motivo para isso ocorrer é porque o álcool atua como um sedativo; portanto, quando não estiver mais no seu sistema, você poderá ter problemas para adormecer ou permanecer dormindo.

Sentimentos de irritação, ansiedade ou mau humor são normais quando você decide parar de beber álcool. Quando a bebida não estiver mais no seu sistema, seu corpo terá que se ajustar à mudança.

Essa atitude de parar de beber irá reduzir problemas de saúde mental pré-existentes, como depressão e ansiedade.

Bebidas alcoólicas podem causar desidratação, o que pode deixar a pele seca e sem brilho. Quando você para de beber, sua pele fica mais brilhante e hidratada.

Leia também | 7 sinais de manipulação emocional

Efeitos do álcool em nossa vida

O álcool degenera vários tecidos do nosso corpo, o primeiro deles são nossas células nervosas, por isto que é classificado como droga depressora, por degenerar o Sistema Nervoso Central.

A perda da visão, da coordenação e de reflexos são as principais causas de acidentes de trânsito decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas. Quando há o consumo diário de 60g de bebida alcoólica, as consequências são gravíssimas, podendo ocasionar outras doenças.

O consumo de álcool está associado a uma maior chance de desenvolver diferentes tipos de câncer (na boca, no esôfago, no estômago e no fígado, por exemplo).

Parar de beber álcool é uma das medidas mais importantes que uma pessoa pode tomar. Isso vai fazer aumentar a sua qualidade de vida. 

Parar abruptamente de consumir álcool pode trazer os sintomas da abstinência alcoólica e é recomendado que o paciente passe a tratar de seu vício com o auxílio de especialistas, como psicólogos e psiquiatras.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

4 países com mais chances de entrar em guerra após Israel e Irã

Após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, o mundo se viu em um…

6 dias atrás

15 empregos mais bem pagos do mundo em TI e tech em 2025

A tecnologia está cada vez mais presente em todos os cantos da sociedade, e a…

2 meses atrás

6 maiores raças de gatos do mundo que você pode ter na sua casa

Gatos têm um jeito único de ganhar espaço nos nossos corações e casas. São práticos,…

2 meses atrás

13 raças de cães mais populares do mundo em 2025

Quem resiste a um par de olhos brilhantes e um rabinho abanando? Em 2025, os…

3 meses atrás

11 doramas românticos para se apaixonar e rir bastante

Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…

4 meses atrás

Planos de saúde: Conheça 30 das principais operadoras do Brasil

No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…

4 meses atrás