A procrastinação pode afetar sua vida de diversas maneiras, portanto é importante conhecer formas para vencer ela e conseguir cumprir todas as suas obrigações diárias, semanais e mensais com pontualidade.
Com os diversos estímulos que uma pessoa tem disponível na atualidade, muitos acabam procrastinando e deixando suas tarefas para segundo plano, mas isso pode ser prejudicial de diversas maneiras.
Portanto, é importante aprender com dicas baseadas sobre como vencer a procrastinação. Confira abaixo algumas dicas baseadas nas pesquisas de especialistas da Harvard Business Publishing (HBP).
Um exemplo citado pelo artigo:
Você poderia se concentrar em ler por uma hora? Se a resposta for não e esse período de tempo parece muito longo e difícil de manter a motivação, tente por 30 minutos. Diminua a quantidade de tempo até encontrar um período em que você não seja mais resistente à tarefa e saiba como montar um cronograma próprio.
Leia também | Técnica Pomodoro: Entenda o que é e como funciona
Faça uma lista com tudo que a sua procrastinação pode tirar de você, defina o quanto ela atrapalha e limita sua vida. Por exemplo, se você enrola para treinar e acaba não indo, faça uma lista definindo o quanto isso te afeta, faça isso em todas as áreas da sua vida.
Como citamos no primeiro tópico, vivemos em uma época de muitos estímulos, deixar seu celular conectado próximo a você tirará o seu foco do seu trabalho, estudos e até mesmo da academia. Portanto, é importante se desconectar se você quer vencer a procrastinação.
É mais simples que você consiga terminar uma tarefa quando você começa, superar o obstáculo inicial é fundamental para não enrolar e acabar deixando para depois.
“Isso porque as tarefas que induzem à procrastinação raramente são tão ruins quanto pensamos. Começar algo força uma reavaliação subconsciente desse trabalho, onde podemos descobrir que a tarefa real dispara menos gatilhos do que esperávamos originalmente”, afirma Chris Bailey, autor que explora a ciência por trás de viver uma vida mais profunda e intencional.
Fazer uma promessa de forma pública pode te ajudar a concluir suas obrigações, dizer aos outros o que você cogita fazer, vai te ajudar a ter mais compromisso com as suas tarefas, aumentando sua autocobranças.
“Dizer às pessoas que vamos fazer algo pode amplificar poderosamente o apelo de realmente tomar uma atitude, porque o sistema de recompensa do nosso cérebro é altamente responsivo à nossa posição social”, declara Caroline Webb, autora e CEO da empresa de coaching Sevenshift e consultora sênior da McKinsey & Company.
É comum que os procrastinadores retornem a uma tarefa diversas vezes e continuem sem vontade de começar. Neste caso, é preciso questionar aquela voz lá no fundo da sua cabeça que te desmotiva a iniciar, lembre-se da sua lista e comece, vença sua própria resistência.
Leia também | Entenda como o orgulho pode prejudicar sua produtividade
Visualize na sua mente como será bom cumprir as suas obrigações pessoais, educacionais e profissionais, lembre-se de todos os benefícios, encare tudo como uma recompensa. Afinal, assim é a vida, todo esforço é recompensado de alguma maneira.
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…