A Croácia é um país europeu que está enfrentando a escassez de mão de obra em todas as indústrias, inclusive no comércio. Cada vez mais, trabalhadores de outros países são requisitados para preencher as lacunas.
De acordo com estimativas da Associação Croata de Empregadores, espera-se que mais de meio milhão de trabalhadores estrangeiros estejam vivendo e trabalhando na Croácia até 2030.
A Croácia, frequentemente serve como porta de entrada para os países da União Europeia, tendo em vista que os países mais desenvolvidos da União Europeia oferecem salários mais altos.
Entretanto, devido à escassez de trabalhadores, a Croácia é um dos poucos países europeus que tem muitas oportunidades até mesmo para profissionais de pouco conhecimento, empregando até mesmo pessoas apenas com o ensino fundamental.
Dados apresentados pelo governo croata apontam que um em cada 15 funcionários na Croácia é estrangeiro, e o número deve continuar crescendo nos próximos anos.
Para a Diretora do Setor de Sustentabilidade Empresarial Natasa Mikus Zigman “A força de trabalho se tornou um dos principais desafios não apenas para Podravka, mas para a maioria das empresas na Croácia.”
Para Natasa, citou o exemplo da empresa Podravka, que é uma empresa de alimentos bem conhecida na União Europeia, afirmando que no momento a empresa possui mais de 160 trabalhadores estrangeiros, mas que esse número mais que dobrará nos próximos anos.
A Croácia vive um momento muito instável quando o assunto são profissionais suficientes para preencher suas lacunas, demandando cada vez mais de trabalhadores estrangeiros para isso.
Segundo o último relatório EURES, que é um indicador que analisa o mercado de trabalho em países da União Europeia, existem mais de 30 profissões diferentes em que faltam trabalhadores na Croácia. Dentre essas profissões com maior escassez de profissionais, temos:
Um fato curioso sobre a Croácia, é que este é um dos poucos países onde se tem mais vagas de emprego disponíveis do que desempregados, ou seja, mesmo que todos os desempregados começassem a trabalhar, não seria suficiente para atender a demanda do país.
Conforme dados da Croatian Employment Statistics, atualmente a Croácia conta com 88.300 trabalhadores desempregados, porém, o número de vagas de emprego abertas atualmente chega aos 125 mil.
Projeções mostram que até 2030, o país deve registrar mais de meio milhão de trabalhadores estrangeiros em seu território, impulsionado principalmente pela falta de mão de obra existente no país.
Contudo, apesar da projeção, ainda não se sabe se um número tão alto de trabalhadores estrangeiros será capaz de contribuir com o país combatendo a escassez de mão de obra.
A Croácia muitas vezes serve como porta de entrada para estrangeiros nos estados pertencentes a União Europeia e, levando isso em conta, o país quer utilizar esse potencial para reter talentos, criando regras e direitos mais atrativos para fazer com que esses estrangeiros permaneçam no país.
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…
Se você está de olho em uma vaga e quer ganhar vantagem na fila, tenho…
Cursos gratuitos e 100% online são uma maneira fantástica de aprender novas habilidades no seu…