Redemoinhos / Imagem freepik
Existem coisas que acontecem na natureza que nos deixam intrigados. Uma dessas coisas é um fenômeno natural chamado de redemoinhos. Eles ocorrem tanto na água quanto na atmosfera.
Os redemoinhos podem ocorrer em diferentes locais, não existe uma regra específica que termina e onde esse fenômeno pode ou não acontecer. Na água, eles são formados quando a correnteza encontra um obstáculo, como uma pedra ou a margem de um rio. Quando a água passa por esse obstáculo, cria-se uma área de baixa pressão atrás dele, fazendo com que a água gire em um movimento circular. Esse movimento circular é o que chamamos de redemoinho.
Eles ocorrem principalmente em áreas tropicais, onde o calor intenso interfere na temperatura dos oceanos.
Já os redemoinhos atmosféricos ocorrem de maneira semelhante aos redemoinhos na água, mas envolvem o movimento do ar em vez da água.
Para que um redemoinho se forme, a temperatura média da água deve estar por volta de 26°C. A água se torna mais leve a essa temperatura, o que aumenta seu nível de evaporação.
Em áreas de baixa pressão, o ar se comporta de maneira diferente na superfície da água, criando regiões de baixa pressão. O vento sopra em movimentos circulares nessas áreas de baixa pressão, contribuindo para a formação do redemoinho no mar.
Os redemoinhos atmosféricos ocorrem de maneira semelhante aos redemoinhos na água, mas envolvem o movimento do ar em vez da água.
Quando há uma diferença de pressão entre duas massas de ar, coisas interessantes acontecem. O ar mais quente e menos denso tende a subir, enquanto o ar mais frio e mais denso desce. Essa diferença de pressão cria um movimento em espiral, formando um redemoinho no ar.
Para você entender melhor, basta imaginar um dia quente, sem vento e com muito sol. O solo se aquece em determinados pontos. Esse calor é transferido para a porção de ar que está parada logo acima do solo. Esse movimento ascendente do ar quente e a descida do ar mais frio criam esses redemoinhos atmosféricos.
Assim como os redemoinhos na água, os atmosféricos também não têm uma regra específica para sua ocorrência.
Leia também | Programe as férias: lista de feriados em 2025 é animadora
Você sabia que na linguagem popular esses redemoinhos atmosféricos também são conhecidos por outros nomes, como “redemoinhos”, “redemoinhos”, “torvelinhos” e até mesmo “diabos de poeira”?
Sabia que no Japão, existe um redemoinho chamado Naruto? Ele ocorre no canal que liga o Mar Interior de Seto ao Oceano Pacífico e tem a terceira corrente mais rápida do mundo, atingindo 20 km/h. Esse redemoinho atrai a atenção de observadores e turistas, mas é importante lembrar que, embora não tenham poder para virar um barco, os turbilhões
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…