Um dos sinais mais importantes para uma mulher saber que está grávida é o atraso menstrual. No entanto, existem casos em que a mulher engravida, mas ainda menstrua normalmente apenas em fases iniciais. Para os médicos, sangramentos são considerados risco na gestação. De acordo com a Associação Guadalupe, o indicado nessas situações é analisar a quantidade de sangue e a frequência em que desce, pois os sintomas hormonais são muito parecidos com o de uma gestação, sendo então “normal” ocorrer esse tipo de situação.
A atraso menstrual: A menstruação atrasada pode ser sinal de gravidez ou ser consequência do excesso de estresse, emoções muito fortes, alterações hormonais ou mesmo o consumo exagerado de cafeína, por exemplo.
Cansaço excessivo: Outro sinal de que a mulher está grávida é o cansaço excessivo, fadiga e muito estresse. Vai ocorrer devido a movimentação ou fabricação da placenta, exigindo muita energia. Neste momento está sendo produzido alguns hormônios responsáveis por esse cansaço.
Mamas sensíveis: Os seios podem ficar mais pesados, doloridos e maiores, isso pode acontecer ao longo da gestação quando os seios se preparam para a amamentação. A mulher nota essa mudança na 6° e 7° semana. O melhor nessa ocasião, é a mulher usar sutiã de sustentação de dia e a noite, para que assim ajude a suportar o peso dos seios.
O acessório deve ser o mais confortável possível, sem ferro e alças largas, conforme o passar do tempo a mulher pode mudar de tamanho de acordo com o crescimento dos seios.
Dor no fundo das costas: As grávidas podem ter dor nas costas. O motivo está no tamanho da barriga, seu crescimento e o esforço da lombar para suportar o peso para frente.
Aversão a cheiros fortes: Algumas mulheres podem ficar incomodadas com cheiros fortes. A produção de diversos hormônios aumenta muito na gestação, inclusive o progesterona aumentando o olfato, paladar, cheiro e sabor o que muitas vezes pode deixar a grávida mais sensível aos cheiros e facilmente enjoada com os mesmos.
Variações de humor: Algumas mulheres na gravidez podem apresentar uma variação de humor. O causador por isso é o estrogênio, mexendo diretamente com a razão da mulher, fazendo com que ria intensamente, chore na mesma medida e se irrite facilmente.
Leia também | Quanto é preciso ganhar por mês para sustentar uma família no Brasil?
A mulher quando descobre que está grávida, tem a decisão acertada de logo procurar um médico. Na primeira consulta, ele vai pedir uma bateria de exames. Como por exemplo, a ultrassonografia e pré-natal.
O pré-natal é o mais demorado de toda a gestação. Além de analisar todo o histórico de saúde da mulher e de seus familiares para prever possíveis complicações, será ainda solicitada uma bateria de exames de sangue e urina.
Esse texto é apenas informativo.O importante é a mulher ter uma consulta com um ginecologista para uma boa avaliação durante a gravidez.
Uma das universidades mais respeitadas do mundo, está oferecendo 139 cursos online gratuitos para brasileiros.…
Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…