A Lua tem seus mistérios que fascinam a humanidade. O astro inspira lendas, mitos e até histórias de lobisomens. Deixando as histórias de terror um pouco de lado, existe algo interessante em nossa realidade. A luminosidade variável da Lua realmente afeta o comportamento de mamíferos em florestas tropicais.
Segundo um estudo que analisou milhões de fotografias tiradas automaticamente por câmeras de vida selvagem instaladas em florestas da América Latina, África e Ásia, capturaram cliques entre 2008 e 2017, abrangendo 86 espécies de mamíferos. Os resultados, publicados na revista Proceedings of the Royal Society B, revelaram algumas curiosidades interessantes.
Parece coisa de filme mas não é! Entre os animais noturnos, há diferenças. Alguns adoram a luz do luar, enquanto outros a evitam como se fosse um convite para um encontro com um lobisomem (ou algo assim).
O estudo observou 86 espécies, delas, 12 decididamente evitavam a luz da Lua, enquanto três tinham maior probabilidade de emergir em condições do luar.
Isso pode estar relacionado aos hábitos alimentares das espécies e ao fato de serem predadores ou presas. Afinal, sair à noite envolve estratégias complexas. Se você imaginar uma brincadeira de esconde-esconde em um quarto escuro e alguém acender uma vela. A luz, mesmo fraca, facilita a orientação, mas se você estiver se escondendo, de repente fica mais fácil de ser detectado. Os animais também conseguem entender isso.
Os animais mudando o comportamento por causa da lua é realmente interessante! Mudanças sutis na luminosidade da floresta afetam o comportamento dos animais, até aqueles que vivem em áreas mais escuras, como arbustos ou matas fechadas, sentem a diferença.
Os humanos também conseguem mudar a vida dos animais por causa da luminosidade artificial. Lâmpadas, iluminação urbana e outras fontes de luz podem perturbar os ecossistemas florestais. Essa iluminação artificial pode atrapalhar o momento em que eles têm oportunidades de obter alimentos ou de se locomoverem e migrarem na floresta.
Alguns animais conseguem se dar bem com a luz, ou seja, com noites mais claras. Já outras espécies podem sair perdendo. E, às vezes, comunidades ecológicas inteiras também são afetadas.
Leia também | Quais são direitos do empregado que trabalha nos feriados
Você já deve ter ouvido algumas mulheres dizerem que a luz consegue mexer com o seu ciclo menstrual. Será isso verdade? Fique sabendo que a ciência não sustenta essa ideia. Motivo é bem claro, não há dados sólidos que comprovem que a Lua afeta diretamente o ciclo menstrual das mulheres.
Outro detalhe que muitas mulheres costumam fazer é esperar as fases da lua para cortar o cabelo. No entanto, isso também não passa de simples superstição.
É sempre bom lemrar que a Lua não é uma bruxa que lança feitiços sobre nós, mas ela tem seu papel no grande espetáculo cósmico.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…