Você já passou pela terrível sensação de ser traído ou traída pela pessoa amada? Lembra como isso impactou sua vida. Ficou sem vontade de comer, perdeu noites de sono, pois não acreditava no que estava acontecendo.
A traição amorosa pode ter impactos significativos tanto no nosso bem-estar emocional quanto físico. Ao descobrir que foi traído ou traída, a pessoa passa por um turbilhão de emoções que pode afetar diretamente o corpo.
Foi realizada uma nova pesquisa que chegou a conclusão que pessoas que vivenciaram a infidelidade correm mais risco de desenvolver problemas crônicos de saúde. E mais, esses sintomas podem permanecer mesmo quando elas estão em um novo relacionamento.
O estudo foi conduzido pelos pesquisadores Eunicia Hoy e Vincent Oh, da Universidade de Ciências Sociais de Cingapura. Eles investigaram os efeitos que a infidelidade pode a longo ter efeitos na saúde de alguém.
Muitos psicólogos e psiquiatras explicam que a descoberta da traição pode causar um trauma agudo capaz de provocar sintomas físicos. Essa sensação é tão intensa que muitas vezes usamos expressões como “facada no coração” ou “soco no estômago” para descrevê-la. A traição pode desencadear dores no peito, ansiedade, insônia e até episódios de crise do pânico. Afinal, nosso corpo e mente estão interligados, e emoções intensas podem se manifestar fisicamente.
Mesmo que você esteja rodeado de familiares e amigos não vai diminuir a dor da traição. A pesquisa mostrou que o traído continua sofrendo mesmo estando ao lado de pessoas muito próximas ou de grandes amigos.
Leia também | Os 13 sinais que indicam que você tem uma boa saúde emocional
Entre os principais sintomas do sofrimento psíquico causado por uma traição estão:
Pesquisas indicam que pessoas que sofreram traição estão mais propensas a desenvolver problemas de saúde crônicos, como enxaqueca, distúrbios do sono e problemas pulmonares.
O sofrimento após a traição origina-se na perda do lugar de segurança e estabilidade que o relacionamento amoroso proporciona.
Quando ocorre a traição, é como se houvesse um rompimento, um luto desse ideal de afeto estável e seguro. Isso pode gerar angústia, insegurança, ansiedade e raiva.
Por isso, alguns sintomas como ansiedade, depressão e pânico devem ser tratados por um psicólogo ou psiquiatra.
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…