Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

10 profissões que serão substituídas pela Inteligência Artificial

Os avanços da tecnologia e da Inteligência Artificial deve acabar com diversas profissões em um futuro próximo

De um tempo pra cá, parece que tudo que envolve tecnologia está associado à Inteligência Artificial (IA). De fato, elas estão se tornando cada vez mais presentes em nossas vidas, transformando e simplificando o processo ao qual antes levava-se muito tempo para executar.

Com os avanços constantes da tecnologia, e os avanços das IAs que estão transformando não somente nossas vidas pessoais, como diversos setores, muito se especula sobre o impacto disso em diversas profissões.

Será que as IA’s podem substituir os humanos? Aparentemente em algumas profissões, muitas pessoas podem sim ser substituídas por tecnologias que podem resolver de maneira, lógica, eficiente e quase instantaneamente, coisas que às vezes levamos horas ou até dia para cumprir.

Avanços das IA’s nas profissões

A inteligência artificial refere-se à capacidade das máquinas de imitar ou simular a inteligência humana. Por meio de algoritmos e aprendizado de máquina, a IA é capaz de realizar tarefas que normalmente exigiria a intervenção humana, como reconhecimento de padrões, tomada de decisões e resolução de problemas complexos.

Dessa maneira, às Inteligências Artificiais tem se desenvolvido rapidamente e já está sendo aplicada em várias áreas profissionais, onde, em muitas situações, essa tecnologia poderá substituir muitos humanos e profissões. Logo, vamos conhecer algumas profissões que devem ser substituídas pelas IA’s em um futuro próximo.

Leia também | 20 profissões que devem acabar até 2030, veja se a sua é uma delas

Profissões ligadas a finanças e bancos

Os bancos já estão incorporando as IA’s em seus modelos de negócio. Segundo estudo do Centro de Finanças Alternativas de Cambridge com o FEM (Fórum Econômico Mundial)., 56% dos bancos já implementaram a tecnologia em suas áreas corporativas, como gerenciamento, enquanto 52% das instituições já usaram essas ferramentas para gerar receita.

Dessa maneira, diversas profissões relacionadas a área das finanças e bancos, até mesmo para casos de atendimento, como gerentes de relacionamento, em breve devem ser integralmente substituídas por tecnologias consideradas mais capazes e eficientes.

Profissões ligadas a serviços jurídicos

A Inteligência Artificial deve muito em breve erradicar uma infinidade de serviços jurídicos. Para se ter ideia dos avanços dessa tecnologia nesse setor, o ChatGPT conseguiu passar em todos os testes de MBA de direito e medicina nos Estados Unidos.

Logo, profissionais que precisam ter grandes conhecimentos jurídicos, que precisam parar para encontrar informações, como os assistentes jurídicos, são profissões que muito em breve começarão a deixar de existir devido aos avanços das tecnologias.

Avaliadores de seguros

Os avaliadores e revisores de contratos de seguros entram no mesmo “bonde” dos profissionais ligados aos serviços jurídicos, como os assistentes administrativos. Afinal, as tecnologias hoje conseguem ser muito mais rápidas e precisas para avaliar documentos do zero.

Um exemplo simples é o Microsoft 365 Copilot, que consegue criar cartas, planilhas, apresentações e todos os arquivos do pacote Office em segundos, através de comandos extremamente simples.

Trabalhadores de fábricas e manufatura

Essa é uma indústria que está passando pelo processo de automação há alguns anos. Todavia, a Inteligência Artificial generativa poderá acelerar o processo de implementação de robôs em linhas de montagem.

Segundo relatório do MIT e da Universidade de Boston, existe uma expectativa de que a IA substitua quase dois milhões de trabalhadores de manufatura até 2025.

Agricultura

Indiretamente, o setor agro tem sido um dos pioneiros a substituir humanos por máquinas e tecnologias de cultivo mais eficientes e simplificadas.

Mesmo que seja uma área em que o trabalho familiar é muito presente, os governos e empresas vêm investindo bilhões em um mercado que pretende automatizar todo o procedimento da agricultura.

Dessa maneira, chegará um ponto em que a tecnologia estará tão avançada nessa área que será barata, podendo beneficiar até mesmo aqueles que vivem da agricultura familiar.

Telemarketing

Uma profissão que está sendo substituída pela inteligência artificial é a de operador de telemarketing. Com o avanço dos chatbots e assistentes virtuais, muitas empresas estão adotando essas tecnologias para interagir com seus clientes de forma automatizada.

Os chatbots podem realizar atendimentos, responder perguntas frequentes e até mesmo solucionar problemas básicos, reduzindo a necessidade de operadores humanos.

Professor

Os avanços da IA, como, por exemplo, o ChatGPT são preocupações dos professores, afinal de contas, essas tecnologias podem fazer as lições de casa dos seus alunos.

Contudo, os professores também precisam se atentar ao futuro de suas profissões, segundo o diretor do departamento de computação, e ciência da informação no Instituto de Tecnologia Rochester, Pengcheng Shi, a ferramenta já consegue lecionar para pessoas e em breve poderá substituir esses profissionais.

Designer gráfico

O avanço das IA’s podem colocar um fim ao designer gráfico, tendo em vista que as novas tecnologias podem fazer em segundos, o que designer gráficos podem levar horas ou dias para fazer.

E o mais incrível, essas tecnologias são extremamente fáceis de comandar, basta simplesmente escrever o que você quer que a IA te entregará milhares de modelos para que você escolha o que mais te agrada.

Contador

A profissão de contador é atualmente vista como muito estável, garantindo bons retornos financeiros, devido a sua importância. Contudo, essa área será absolutamente afetada pelo uso da inteligência artificial.

Os motivos para isso são simples, o processamento de dados de forma quase instantânea, assim como a geração de relatórios com precisão absoluta.

Áreas da tecnologia, como programador

Elaborar linhas de códigos e programar, são habilidades muito procuradas no mercado de trabalho, contudo, é possível que ferramentas de IA consigam fazer exatamente a mesma coisa que essas profissões, só que de maneira mais rápida e eficiente.

Essas tecnologias são muito bem-vindo para programadores, desenvolvedores de software, entre outros, justamente por ajudar a processar números com mais precisão. Contudo, as IA’s futuramente poderão programar e criar códigos da mesma forma que esses profissionais, colocando em xeque o futuro de alguns profissionais.

Logo, essa é uma área que não deve acabar, mas deverá sofrer uma grande redução no número de pessoas, afinal, será preciso poucas pessoas que serão responsáveis apenas por validar o que as IA’s estão programando.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.