Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

10 profissões reconhecidas como as mais desvalorizadas de todas

Dados do CAGED apontam quais são as profissões que mais fecharam portas nos últimos anos, levando a uma forte desvalorização profissional

O mercado de trabalho brasileiro vem passando por grandes mudanças nos últimos anos, em especial, desde a pandemia da covid-19 em 2020, quando tivemos grandes impactos em diversos setores do país que ainda hoje não se recuperaram completamente.

Se você é uma pessoa que está começando agora sua vida no mercado de trabalho, ou caso seja uma pessoa experiente, mas que esteja buscando novas perspectivas, é muito importante que você compreenda quais são as profissões mais desvalorizadas do país.

Afinal de contas, quando falamos em uma profissão menos valorizada, estamos falando de diversos fatores diferentes, como, por exemplo, poucas oportunidades de trabalho, poucas perspectivas de valorização e consequentemente salários menos atraentes.

Vale destacar que não é somente a pandemia que acabou impactando o mercado de trabalho, não podemos negar que, o crescimento da tecnologia, a automação, a chegada da Inteligência Artificial, a desaceleração econômica, estão entre alguns dos fatores que pesam muito para algumas profissões.

Leia também | 8 profissões populares até os anos 2000 que foram extintas

Profissões mais desvalorizadas do Brasil

Para te apresentar quais são as profissões mais desvalorizadas do Brasil, vamos trazer um levantamento realizado pela Indeed com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que listou as profissões que menos contrataram e que mais tiveram demissões no nosso país.

  • Carteiro
  • Cobrador de transportes
  • Cobrador interno
  • Gerente de loja e supermercado
  • Motorista de Ă´nibus urbano
  • Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta sĂ©rie)
  • Professor de ensino superior na área de didática
  • Professor de ensino superior na área de prática de ensino
  • Professor de nĂ­vel superior do ensino fundamental (primeira a quarta sĂ©rie)
  • Supervisor administrativo

Sinto que minha profissĂŁo desvalorizada, o que fazer?

Sentir que sua profissão é desvalorizada é um sentimento compartilhado por muitas pessoas, contudo, é uma experiência que desanima e nos faz repensar aquilo que escolhemos para nossa vida. Contudo, existem algumas estratégias que você pode adotar para lidar e até mesmo reverter essa sensação.

Em primeiro lugar, é importante lembrar do valor que você traz para o seu campo de atuação. Liste suas habilidades, realizações e contribuições. Se possível, colete feedback de colegas, clientes ou supervisores para obter uma perspectiva externa sobre seu trabalho.

Investa no desenvolvimento de suas habilidades e conhecimentos para aumentar sua autoconfiança e sua percepção de valor. Considere cursos, workshops, e certificações úteis para sua área. Isso também pode abrir novas oportunidades de carreira e melhorar suas perspectivas de remuneração e reconhecimento profissional.

Além disso, muitas vezes, a percepção de desvalorização pode resultar de uma falha na comunicação. Certifique-se de que seus superiores e colegas estão cientes de suas realizações e contribuições. Você pode fazer isso participando de reuniões, compartilhando progressos, e destacando seus sucessos em avaliações de desempenho.

Se você sente que seu atual emprego ou setor não oferece o reconhecimento que você merece, pode ser o momento de considerar novas oportunidades. Isso pode significar buscar uma promoção, mudar de departamento, ou até mesmo explorar uma nova carreira.

Por fim, muitas vezes, o reconhecimento e a valorização levam tempo para se materializar. Sendo assim, avalie suas metas de longo prazo e como seu trabalho atual se encaixa nelas. Se for apenas uma questão de tempo até você alcançar seus objetivos, isso pode oferecer alguma tranquilidade.

Comentários estão fechados.