Às vezes temos que lembrar que somos humanos e, por conta disso, não somos feitos somente de sentimentos bons, os sentimentos negativos fazem parte da nossa vida e temos que aprender a lidar com eles.
Para se ter uma vida tranquila e poder ostentar uma boa saúde, tanto física quanto mental, é preciso saber gerenciar seus sentimentos, sejam eles bons ou não. Aprender a ter controle emocional é fundamental para conseguir ter uma rotina produtiva.
Confira abaixo 10 sentimentos negativos comuns em todas pessoas
A angústia é uma mistura de diversos sentimentos: ansiedade, apreensão e desconforto. Uma pessoa fica angustiada quando está frente a situações de incerteza, perda ou de conflito interno, afetando o bem-estar psicológico e físico.
Entretanto, é algo comum, assim como os outros sentimentos negativos desta lista.
A ansiedade é uma resposta emocional que pode ser definida como preocupação intensa, nervosismo e tensão.
Ficamos ansiosos quando estamos em situações que afetam o funcionamento cotidiano e o bem-estar emocional. Esse sentimento negativo se manifesta fisicamente por meio de sintomas como taquicardia, sudorese e dificuldade de respirar.
A falta de confiança em si e nas próprias habilidades acontece ao ter dúvidas constantes sobre o próprio valor e capacidade de enfrentar desafios. Esse sentimento negativo pode aparecer por conta de experiências negativas ou por pensamentos autocríticos.
O medo é uma das emoções primárias, ele aparece em casos de perigo real ou percebido, desencadeando reações de alerta e proteção. Este sentimento é uma resposta natural do organismo, além de ser responsável pela nossa sobrevivência.
Então, de maneira moderada, é bom sentir medo.
A tristeza é mais uma das emoções primárias, ela pode ser definida por sentimentos de melancolia, desânimo e desesperança. Ficamos tristes em resposta a perdas, decepções ou eventos estressantes.
Leia+: 3 técnicas cientificas para empreendedores combaterem a ansiedade
A vergonha é um sentimento negativo, mas é normal, quando alguém está envergonhado, é comum sentir também: constrangimento, inadequação e se autocriticar.
As pessoas se envergonham quando percebem alguma uma falha pessoal ou social que faça ela se sentir exposta ou humilhada.
O ciúme pode acontecer por conta de experiências passadas, baixa autoestima ou quando alguma ameaça à segurança emocional é percebida. É necessária muita conversa e autoconhecimento para se superar.
As pessoas se sentem culpadas quando acreditam ter violado normas sociais, morais ou pessoais. Esse sentimento vem acompanhado de remorso, autocondenação e responsabilidade.
A decepção é uma resposta a frustração, ela um misto de desânimo e tristeza perante a uma situação que não corresponde ao que se era esperado.
O nervosismo se manifesta por meio de agitação, inquietação e ansiedade. Este sentimento negativo surge quando alguém está em uma situação estressante, enfrentando novos desafios ou grandes expectativas.
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…
Se você está de olho em uma vaga e quer ganhar vantagem na fila, tenho…