Imagens por @rafastockbr / freepik
A liberação do 14º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) segue indefinida, causando muita frustração pelos segurados da Previdência Social.
O Projeto de Lei 4367/20 que visa a liberação do 14º salário aos segurados ainda está em trâmite na Câmara dos Deputados e aguarda a aprovação no Congresso Nacional para liberar o benefício agora previsto para ser pago em 2021, 2022 e 2023.
Conforme o Projeto de Lei em questão, o 14º salário poderá ser pago para todos os segurados que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.
Contudo, após parecer favorável das Comissões de Seguridade Social e Família (CSSF) e de Finanças e Tributação (CFT), o texto agora aguarda a aprovação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) para ser aprovado na Cãmara dos Deputados.
Vale lembrar que além da aprovação na Câmara, o texto deverá passar por votação no Senado Federal, que seguirá o mesmo padrão de avaliação da Câmara. Por fim, o texto ainda deverá passar por sanção do presidente, Jair Bolsonaro.
Além de toda tramitação nas duas casas do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal) que já é um processo bem complexo, o texto dificilmente passará pelo aval do presidente, Jair Bolsonaro.
O grande problema para liberação da medida é encontrar uma fonte financeira para custear a liberação do benefício. A título de comparação, o 13º salário liberado em 2021 custou cerca de R$ 50 bilhões aos cofres públicos.
Logo, uma liberação de um 14º salário nos moldes do 13º salário também poderá significar um custo altíssimo para o governo que já está sem espaço no Orçamento para qualquer outra medida, principalmente uma bilionária como esta.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…