Existem muitas palavras que são de outros idiomas e nós incorporamos a nossa língua, como se, de fato, possem da língua portuguesa. Essa situação onde acabamos incorporando palavras de outros idiomas ao nosso tem um nome, chama-se estrangeirismo, e o mais legal, não acontece apenas no Brasil.
Na realidade, a maioria das línguas faladas em todo mundo, possuem palavras emprestadas de outros idiomas, essa situação ocorre de maneira natural, conforme a necessidade de pessoas de outras culturas e sociedades demandam para se comunicar com outras culturas.
O interessante é que algumas palavras de outras línguas estão tão enraizadas no nosso idioma, que muitas vezes nem percebemos que são de outra língua. Pensando nisso, nós decidimos trazer algumas das palavras mais comuns das quais falamos todos os dias, mas que, originalmente, não são do nosso idioma.
Vamos conferir agora palavras que você fala todo santo dia, mas talvez, nunca tenha parado pra pensar que são de outro país, além disso, vamos descobrir quais são os países de origem de cada uma dessas palavras:
A presença de estrangeirismos na língua portuguesa não é um fenômeno exclusivo, mas sim uma realidade que permeia todas as línguas, moldadas por influências externas. A diferenciação entre estrangeirismos ocorre a partir de suas origens, reflexo de questões políticas, econômicas e culturais.
No século XIX e início do século XX, os galicismos ou francesismos eram comuns no português brasileiro. Já a partir de meados do século XX até os dias atuais, os anglicismos, originários do inglês, tornaram-se predominantes.
Essa mudança reflete a influência cultural, política e econômica de outros países no Brasil ao longo do tempo. Contudo, existe um fato interessante sobre o estrangeirismo, que está relacionado, a preocupação de alguns estudiosos com o uso excessivo de palavras de outras línguas, visto que simbolicamente podem representar uma ameaça à língua e, por conseguinte, à cultura nacional.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…