Harvard é uma universidade conhecida mundialmente por ter os melhores alunos e ser uma instituição respeitada. Aprender a estudar como um dos estudantes desse estabelecimento de ensino pode te ajudar.
Confira abaixo cinco dicas de Lian Parsons-Thomason, da Divisão de Educação Continuada da Universidade de Harvard, para estudar como um aluno de da universidade mais famosa do mundo:
“Muitas vezes, os alunos estão acostumados a cargas de trabalho menos intensas no ensino médio, então um dos meus maiores conselhos é não estudar muito”, diz Jessie Schwab, psicóloga e preceptora do Harvard College Writing Program.
Isso pode se aplicar aos seus estudos para concurso e para universidade, muitas vezes você não está preparado para a grande carga de matérias e informações, portanto, se planejar e cumprir seus planos pode ser fundamental.
Leia também | 6 dicas para estudar melhor em casa
“Você não precisa lutar sozinho contra materiais difíceis. Muitos estudantes não estão acostumados a procurar ajuda durante o ensino médio, mas buscar apoio extra é comum na faculdade”, afirma Lian Parson.
Se você quer ser um estudante eficiente como os alunos de Harvard, peça ajuda! Pedir ajuda é fundamental para que você consiga prosseguir. As universidades brasileiras possuem uma rede de apoios que podem te ajudar, como professores, monitores, cursos extras, entre outros, não tenha vergonha.
“Pode levar um pouco de tempo (e tentativa e erro!) para descobrir quais métodos de estudo funcionam melhor para você. Existem várias maneiras de testar seu conhecimento, além de simplesmente revisar suas anotações ou cartões”, afirma Parson.
O artigo sugere que você defina quais são os métodos de aprendizado que funcionam realmente com você. A metacognição é uma boa maneira para te ajudar a definir isso, ela consiste em refletir sobre seus processos cognitivos, definindo quais são as melhores formas para você aprender, se tornando eficiente como um aluno de Harvard.
Estudar horas e horas sem parar pode te prejudicar ao invés de ajudar, sua mente precisa de repouso para repor a energia e para refletir sobre o aprendizado. Portanto, defina períodos de pausa e estude como um verdadeiro universitário de Harvard.
Segundo o National Institutes of Health, a pesquisa mostrou que fazer pausas entre as sessões de estudo aumenta a retenção, te ajudando a aprender melhor.
Leia também | Estudar de graça para concurso público? É possível se souber a fórmula “secreta”
“Onde você estuda pode ser tão importante quanto como você estuda”, assim afirma Parson. Portanto, cultivar um espaço onde você só estudará, isso pode te ajudar a ser um estudante mais eficiente, assim como os alunos de Harvard.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…