Se você está planejando terminar este ano no seu emprego atual, e no ano que vem começar a buscar por novas oportunidades de trabalho, ou mesmo para quem está parado e planejando intensificar a busca pelo emprego ideal no ano que vem então é preciso seguir algumas estratégias funcionais.
Muitas vezes, as dificuldades encontradas para conseguir emprego é porque você segue apenas um padrão: procurar vagas de emprego e enviar seu currículo. Apesar dessa ser a premissa básica, já não é mais suficiente para se destacar.
Na verdade, existe uma série de questões que você precisa se atentar para elevar as suas chances de se destacar e conseguir uma oportunidade de emprego. E é sobre as melhores estratégias para se conseguir emprego atualmente que falaremos agora.
Desde a pandemia, o mundo mudou, e isso é um fato, logo precisamos nos adequar melhor a realidade atual quanto a procura de um emprego. Por mais que você fique ansioso para conseguir uma oportunidade, o mercado está bem diferente.
Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL), em pesquisa publicada pelo Jornal da Globo de 2022, apontou que o tempo médio para os brasileiros conseguirem emprego é de um ano e meio.
Logo, é preciso entender que atualmente, a busca por emprego demanda muito mais tempo, porque as oportunidades estão mais escassas devido à grande concorrência. Então tenha calma, não se afobe ou se sinta frustrado caso esteja demorando para conseguir emprego. Ao procurar um novo emprego temos que:
Antes de se candidatar para qualquer vaga de emprego é importante atualizar e analisar seu currículo e carta de apresentação. Aliás, se você tem apenas currículo, é muito importante ter uma carta de apresentação.
Um erro que muitas pessoas cometem ao procurar emprego, é ter somente um modelo de currículo. Mas, se você está se candidatando para diferentes vagas, porque não ter currículos diferentes, onde você deixará em destaque primeiro o que é mais importante em cada uma delas?
Saiba que os recrutadores recebem milhares de currículos, então pode ser que eles leiam superficialmente o seu currículo. Agora imagine que para uma vaga específica, as suas competências para a área estão no final da página e não no começo? Então corre o risco do recrutador nem chegar no final e ver que você tem tal experiência.
Assim, saiba que é fundamental adequar seu currículo para as vagas de emprego que está procurando, essa é uma dica simples, mas muito funcional. E não falamos para fazer milhares de currículos diferentes, apenas para se atentar as vagas e informações do seu currículo, para entregar o necessário logo no começo.
Atualmente as empresas não apenas verificam o currículo, como podem investigar sua vida online, analisando seu LinkedIn, suas redes sociais. Logo, é fundamental desenvolver sua presença online.
Você pode começar atualizando seu perfil, para garantir que seu currículo esteja alinhado com seu perfil do LinkedIn. Considere colocar uma foto profissional atualizada, assim como peça recomendações de habilidades que você gostaria de destacar para potenciais empregadores.
Outro passo muito importante é limpar suas outras redes sociais. Basicamente removendo tudo o que você não quer que o empregador veja. Uma dica simples pode ser ajustar as configurações de privacidade para tornar suas redes privadas.
Procurar emprego não é apenas enviar seu currículo para a vaga que achar, é preciso fazer isso de maneira eficiente. O primeiro passo é priorizar vagas publicadas recentemente. Apesar de parecer óbvio, é fundamental prestar atenção à vagas publicadas há menos de um mês.
Isso porque anúncios de vagas com 45 dias, dois meses ou mais pode significar que a vaga não está mais disponível, que já foi preenchida e que a empresa apenas esqueceu de remover da plataforma. Após se cadastrar em todas mais recentes, aí você pode retornar para as mais antigas.
Um ponto bem legal também é diversificar suas fontes de pesquisa, procure diferentes sites de emprego, utilize o LinkedIn, acesse o site de empresas que tem vontade de trabalhar, pois lá, pode haver opção de cadastrar o currículo.
Querendo ou não, você precisa estar o tempo todo desenvolvendo suas habilidades, seja fazendo cursos, especializações, aprendendo coisas novas. É fundamental que você desenvolva seu conhecimento a todo momento.
Quanto mais você souber, mais conhecimento tiver, mais você tiver investido em você, maiores serão as suas chances de crescer, conseguir melhores empregos e se desenvolver. Sabe aquela história de querer algo diferente? Como que você pode querer algo diferente se você faz tudo igual?
Para almejar melhores posições, melhores salários, maior valorização, você precisa ser o diferente e não apenas querer algo diferente, e a melhor maneira de fazer isso é investindo em você, suas habilidades e conhecimento.
Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…