Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

6 maneiras de procurar emprego em outro país morando no Brasil

Quem deseja trabalhar no exterior, mas quer procurar um emprego enquanto vive no Brasil, pode fazer isso de algumas maneiras

Muitos brasileiros sonham em viver no exterior, porém, o grande problema para muitos é conseguir um emprego para isso. Enquanto alguns já estão estudando por lá, e terão mais facilidades de ingressar no mercado de trabalho, outros tantos precisam adotar uma estratégia diferente.

Algumas pessoas mais corajosas acabam vendendo tudo que tem por aqui, juntam certa quantia de dinheiro, mudam-se, e lá mesmo, no país escolhido, vão atrás de oportunidades de trabalho. Contudo, outras pessoas acabam tentando achar um emprego no exterior enquanto ainda vivem no Brasil, uma tarefa que acaba sendo mais difícil, mas não impossível.

Se você é uma pessoa mais cautelosa, que gostaria de conseguir um emprego para então se mudar para o país que tem vontade, saiba que apesar de ser uma tarefa mais difícil, é totalmente possível, e nós vamos te ajudar nessa jornada, explicando de forma simples, o que você pode fazer, e quais são as maneiras para conseguir seu emprego.

Leia também | 13 países com mais oportunidades de emprego para estrangeiros

1. Procurar vagas em sites estrangeiros

A internet facilitou muito a vida de quem sonha em trabalhar no exterior. Existem muitos sites estrangeiros que você pode acessar para procurar empregos. O ideal é que você decida qual país você quer viver, e procurar os sites de emprego de cada região. Contudo, existem alguns sites muito populares de vagas de emprego pelo mundo, como:

  1. LinkedIn
  2. Eures
  3. Eurojobs
  4. International Career and Jobs
  5. Glassdoor
  6. FlexJobs
  7. SimplyHired
  8. CarrerBuilder

2. Serviços de recrutamento e Headhunters

Existem muitas agências que são especializadas em empregos internacionais, assim como headhunters. Essas pessoas tem a expertise necessária para ajudar você a conquistar uma vaga de emprego em outro país. Mas vale lembrar, essas empresas acabam cobrando para isso e podem até mesmo cobrar um pequeno percentual do seu salário por um determinado período de tempo, então avalie essa possibilidade com cautela.

3. Entrar em uma multinacional

Um dos melhores caminhos para conseguir emprego no exterior, é conseguir emprego em uma multinacional. Isso porque, os profissionais que se destacam acabam tendo a possibilidade de conseguirem ofertas de trabalho em outro país.

Se você já trabalha em uma multinacional a dica é: seja fluente no idioma em que sua empresa tem filial no exterior. O conhecimento em outro idioma podem te fazer avançar certos passos, permitindo que você peça até mesmo transferência para empresa em outro país.

4. Obtenha qualificações reconhecidas

Certificações profissionais que são reconhecidas internacionalmente podem aumentar sua empregabilidade. Isso pode ser especialmente útil em campos técnicos e especializados, e consequentemente vão te fazer esbarrar em alguma oportunidade fora do país.

5. Programas governamentais

Diversos países possuem muitos programas específicos com o simples objetivo: atrair novos talentos. Se você já tem um país em mente, acesso o site do governo para identificar possíveis oportunidades de trabalho. Muitos brasileiros, principalmente os mais capacitados, conseguem encontrar muitas oportunidades a partir destes programas.

6. Feiras de trabalho e estudo internacional

Para estudantes que buscam oportunidades de trabalho ou estudo no exterior, existem muitas feiras de emprego que acontecem todos os meses em diversas regiões do Brasil. Apesar de ser algo não muito divulgado, é uma das alternativas que leva mais brasileiros a trabalharem em outro país.

O que é preciso para trabalhar no exterior?

Trabalhar no exterior envolve uma série de preparações e requisitos que começam com a aquisição de qualificações e experiência profissional. É fundamental que candidatos possuam uma educação adequada e, dependendo do campo, certificações reconhecidas internacionalmente. A experiência de trabalho anterior na área de especialização também pode ser importante, bem como a fluência no idioma do país de destino, muitas vezes comprovada por certificados de proficiência linguística como TOEFL ou IELTS.

Além das qualificações, é muito importante entender e seguir os procedimentos legais para trabalhar em outro país. Isso geralmente inclui a obtenção de um visto de trabalho, que pode exigir o apoio do empregador. Também pode ser necessário obter uma permissão de residência. Os requisitos específicos variam muito de um país para outro, por isso é importante pesquisar e preparar-se de acordo com as leis de imigração do país que planeja viver.

Comentários estão fechados.