Chamadas

5 métodos científicos para aprender um idioma muito mais rápido

Aprender um novo idioma pode te trazer uma série de benefícios, mas, não há como negar que, aprender um novo idioma, principalmente quando é o primeiro idioma diferente que estamos aprendendo, pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada e desafiadora.

Contudo, mesmo que pareça difícil aprender um novo idioma, mesmo que ele não entre na nossa cabeça logo no início, é preciso persistir, afinal, o que faz com que uma pessoa aprenda uma nova língua vem muito do quanto uma pessoa consegue persistir e se dedicar para isso.

Apesar das dificuldades que você possa encontrar para aprender um novo idioma, existem maneiras que podemos contornar para tornar o aprendizado muito mais simples, fácil e objetivo, que poderá fazer com que você domine uma nova língua muito mais rapidamente.

Para te ajudar no processo de aprendizado, decidimos reunir algumas das melhores estratégias cientificamente comprovadas, que podem facilitar e muito seu aprendizado de um idioma, tornando-o muito mais dinâmico e principalmente, que te ajudará a acelerar muito esse processo.

Leia também | 6 idiomas mais cobrados atualmente no mercado de trabalho

1. Aprendizado através da associação

Uma das melhores maneiras de se aprender um novo idioma é associar palavras a coisas que você conhece. Por exemplo, imagine que você queira aprender inglês e sabe um pouco de espanhol. Você pode associar palavras em espanhol aos seus equivalentes em inglês. Essa é uma maneira de criar ligação entre ambos os idiomas que fique muito mais fácil de você lembrar a palavra que queira aprender.

Utilizar o aprendizado por associação potencializa os processos cognitivos, em especial os relacionados à memória, afinal de contas, você estará estabelecendo conexões entre novos conhecimentos e conhecimentos que já possuí, tornando o processo de aprendizado muito mais dinâmico e eficiente.

2. Imersão

    Não há como negar, para acelerar o aprendizado de um novo idioma a imersão ainda é o melhor caminho. Esse método requer que você entre de cabeça no idioma que quer aprender. Você pode fazer isso, procurando conversar com falantes nativos, assistindo e ouvindo conteúdos no idioma que quer aprender, trocando o idioma de todos os seus aplicativos para a língua que deseja aprender e por aí vai.

    Claro que, para facilitar o aprendizado, passar um tempo em um país que fala o idioma que queira aprender é sim o melhor caminho, mas como sabemos que a realidade da maioria dos brasileiros não permite isso, tente consumir o máximo de informações no idioma pretendido. Lembre-se que a imersão reproduz a maneira como aprendemos naturalmente nossa primeira língua quando criança, o que torna esse, o melhor método de aprendizado.

    3. Consistência

      Para acelerar seu aprendizado em um novo idioma, você precisa ser consistente, ou seja, é melhor passar 30 minutos estudando diariamente, do que quatro horas uma vez por semana. Isso porque a consistência ajuda a manter em mente as coisas que você aprendeu.

      Se você está aprendendo um novo idioma, não deixe de praticar todos os dias, nem que seja 10 minutos, afinal, esse processo ajudará a reforçar as conexões formados no cérebro entre novas palavras e significados, melhorando a recordação a longo prazo.

      4. Prática intercalada

      A prática intercalada é uma técnica que sugere que você envolva a combinação de diversos tópicos ou conceitos diferentes durante sua sessão de estudo, do que focar em apenas um tópico específico. Isso porque, a intercalação melhora a capacidade do nosso cérebro para diferenciar ou discriminar conceitos, além de fortalecer a associação da memória.

      Você pode aplicar essa técnica de diversas formas diferente, como, por exemplo, começar lendo um texto, depois fazendo alguns exercícios de fala e, no final, da sessão de estudos, assistir um vídeo sobre algum assunto diferente.

      5. Teoria da interdependência social

      Estudo afirmam que a capacidade de aprender algo novo, como, por exemplo, um novo idioma, é profundamente influenciada pelo relacionamento e interação com outras pessoas, ou seja, você pode acelerar seu aprendizado, caso ache um parceiro para aprender e estudar com você.

      Uma boa maneira de utilizar a teoria da interdependência social é cooperar um com o aprendizado do outro, explicando um ao outro o que aprendeu, onde você viu um erro no seu companheiro e ele pode aprender, ou ainda, gerar uma competição com seu colega.

      Ricardo

      Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

      Postagens recentes

      8 faculdades que oferecem cursos gratuitos para pessoas 60+

      Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…

      15 minutos atrás

      Quais são as cervejas preferidas dos brasileiros?

      Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…

      2 horas atrás

      8 faculdades de 2 anos que pagam salários acima de R$ 3 mil

      Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…

      4 horas atrás

      Conheça as 5 Piores profissões do Brasil

      Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…

      5 horas atrás

      Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

      Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

      18 horas atrás

      INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

      O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

      19 horas atrás