Imagens por @pressfoto / freepik
Um dos mais importantes benefícios concedidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é a pensão por morte. Diferente dos outros benefícios previdenciários, a pensão por morte é garantida aos dependentes do segurado falecido.
Podemos dizer que a função da pensão por morte é substituir a renda que o segurado falecido recebia e que garantia o sustento da família ou parte dele por um benefício mensal pago pelo próprio INSS.
Todavia, apesar de ser um benefício muito fácil de se compreender, é preciso muita atenção, afinal, assim como qualquer outro benefício do INSS, existem regras que precisam ser seguidas para garantir a continuidade no pagamento da pensão por morte.
Pensando nisso, hoje nós vamos trazer os 6 motivos que podem cancelar o pagamento da pensão por morte aos dependentes do segurado falecido. Vamos descobrir quais são os motivos agora!
Apesar de ser um benefício muito simples e que não possuí grandes exigências, é importante conhecer quais são as situações que levam ao seu cancelamento para estar sempre precavido e evitar dores de cabeça indesejadas.
Vejamos os motivos que podem levar ao cancelamento da pensão por morte:
Com relação ao próprio encerramento do benefício, o mesmo acontece, pois a pensão por morte nem sempre é vitalícia, existem regras que variam de acordo com a idade do pensionista no momento do óbito do segurado, assim como o tempo de contribuição.
Além disso, nos casos em que a pensão por morte foi concedida para o filho, os filhos só podem receber o benefício até completar seus 21 anos. Logo, chegando nesta idade a pensão por morte será encerrada.
Se o casamento ou união estável tiver menos de dois anos, ou caso o segurado falecido tiver menos de 18 contribuições no dia do falecimento, a pensão por morte terá duração de somente 4 meses.
Já nos casos em que o casamento ou união estável tenha mais de dois anos e o segurado falecido tenha mais de 18 contribuições, a duração da pensão por morte dependerá da idade do dependente no dia do falecimento do segurado.
Vejamos a duração da pensão por morte conforme a idade do dependente na data do óbito:
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…