Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

7 ideias de negócio simples e lucrativos para abrir em família

Uma empresa familiar tem tudo para dar certo quando todos os integrantes da família estão dispostos a fazer a sua parte

Cada vez mais brasileiros sonham em abrir um negócio próprio, ter a oportunidade de ver o que criou prosperando e tendo a oportunidade de mudar de vida, é uma meta de várias pessoas, imagine isso em conjunto com a família, onde todos fazem parte do processo para que um negócio possa dar certo.

Existem diversos casos de empresas familiares que deram certo, e existem muitos motivos para isso, como o comprometimento de todos os integrantes, e a vontade que todos tiveram para que um negócio possa dar certo, além de claro, manter a família sempre próxima e unida.

Mas saiba que, abrir uma empresa familiar envolve um bom planejamento, é preciso deixar claro que todos os integrantes devem se dedicar ao negócio, e muito mais do que isso, é preciso que todos os membros da família estejam com a mesma energia de fazer aquilo acontecer.

Para fazer com que uma empresa em família dê certo, primeiro você deve definir suas metas e objetivos, e compartilhá-los em família, para que todos comprem a sua ideia, garantindo assim que ninguém deixará de fazer sua parte.

Desde o começo, deixe claro também o que cada um fará dentro da empresa, não adianta começar algo pedindo a ajuda de todos, mas sem determinar exatamente o que cada um deve fazer, como fazer e de que maneira.

Feito isso, você deve tomar a decisão, estabelecendo regras que todos devem seguir, deixar claro que contas pessoais são uma e contas da empresa são outras, definir quanto cada um pode ganhar inicialmente e poderá ganhar no futuro, e escolher a melhor ideia para começar a agir.

Com relação às ideias de negócio, se você ainda não sabe exatamente o que abrir, então nós vamos te ajudar, a seguir, vamos te contar algumas das melhores opções de negócio para abrir em família, fizemos muitas pesquisas e tomamos os cuidados necessários para te indicar boas ideias para você e sua família trabalharem juntos. Confira!

Leia também | 7 ideias de negócio lucrativas que dão para conciliar com o emprego

Serviços de faz tudo

Um negócio muito bom para começar e que não envolve muitos custos iniciais e possuem excelentes margens de lucro, é uma empresa de faz tudo. Uma empresa de faz tudo é aquela que faz reparos residenciais, trabalham consertando equipamentos de casa dentre outras questões onde o conhecimento e o talento para resolver problemas é o principal.

Enquanto, por exemplo, o pai e o filho vão prestar os serviços, a esposa pode cuidar do administrativo da empresa, a filha pode trabalhar desenvolvendo as redes sociais da empresa, divulgando a marca na internet e assim por diante. Juntos, ao invés de ser uma simples pessoa consertando algo, pode se tornar uma verdadeira empresa prestadora de serviços.

Restaurante

Um restaurante é uma ótima ideia de negócio para se ter em família. Em um estabelecimento como este, parte dos integrantes da família que saibam preparar alimentos podem trabalhar na cozinha, outro poderá ficar no caixa do restaurante, enquanto outra pessoa pode trabalhar atendendo os clientes.

Quando se tem harmonia no trabalho, e todos estão dedicados em fazer dar certo, esse é um tipo de negócio que costuma dar muito certo quando tocado em família. Lembre-se de trabalhar bastante as redes sociais para mostrar o preparo dos alimentos, o cuidado e carinho para atender o seu público.

Produtora de eventos

Já pensou trabalhar organizando casamentos, aniversários, chás de bebê ou mesmo eventos corporativos? O legal de ter uma empresa familiar nesse ramo, é que cada membro da família pode cuidar de um aspecto diferente. Aquele com bom gosto trabalha com a decoração, outro com o planejamento, outro trabalha procurando clientes e outro na execução.

Food truck

Um nicho do mercado de alimentação que tem ganhado cada vez mais espaço são os food trucks. Embora um restaurante familiar seja uma boa ideia, quem quer reduzir o comprometimento da família, ou busca uma opção alternativa, pode optar por esse tipo de negócio.

A vantagem é que para ter um food truck em tese você só precisa de duas pessoas, uma para preparar os pedidos e outra para cuidar do caixa, atender os pedidos, entre outras questões. O legal é que você não precisa ter o mesmo cardápio o tempo todo, além disso, poderá fazer alimentos mais personalizados e temáticos para atrair mais clientes, além de claro, conseguir mover seu comércio para outros locais e eventos.

Mercearia

Uma das melhores opções de negócio para começar em família é uma mercearia, afinal, como esta lidando com alimentos, esse é um tipo de negócio que costuma ser resistente até mesmo a possíveis crises, e o melhor, é uma excelente opção de negócios para abrir em família.

Um dos integrantes da família pode cuidar do administrativo, outro ficará responsável por gerenciar o estoque, outro pelo caixa do mercado e assim por diante, o legal aqui é que uma família unida e que presta um bom serviço e consegue se diferenciar em alguns produtos tem tudo para prosperar.

Vale lembrar que, para conseguir se diferenciar dos gigantescos supermercados, muitas mercearias abrem uma padaria com produtos super diferenciados, para chamar atenção do público, ou até mesmo oferecer cortes de carne diferenciado. Para lidar com os grandes da sua cidade, ofereça algo que poucos têm.

Empresa de mudanças

Muito mais do que apenas ter um caminhão e anunciar que faz mudanças, uma empresa de mudanças é especializada em outros serviços, como a montagem e desmontagem dos móveis da casa, a possibilidade de oferecer atendimento para embalar os produtos, ou seja, fazer tudo que é preciso para que uma família que esteja de mudanças não precise pegar no pesado.

Pode apostar que, muitas famílias vão preferir pagar mais caro em uma mudança onde não terão que se preocupar com nada, do que pagar apenas um cara com um caminhão e mais um ou dois ajudantes. Hoje em dia o que dá dinheiro é comodidade e praticidade e saiba que, é isso que as pessoas estão buscando cada vez mais.

Viveiro de plantas

Tradicionalmente, empresas que cuidam de viveiros são familiares. Aqui a família se desdobra em plantio, cultivo e venda, onde cada integrante da família pode se ocupar de uma função diferente para fazer com que a empresa cresça, seja conhecida e preste excelentes serviços.

Comentários estão fechados.