Muitas pessoas buscam maneiras de se tornar mais inteligente. Através da neurociência, podemos descobrir segredos sobre a inteligência e consequentemente descobrir novos estímulos que podem fazer com que nos tornemos cada vez mais inteligentes.
Para muitas pessoas, tornar-se mais inteligente pode parecer uma tarefa difícil, mas a verdade é que estimular sua inteligência, muitas vezes é algo absolutamente simples, sendo bem mais fácil do que frequentemente imaginamos.
Pensando nisso, vamos apresentar alguns truques baseados em pesquisas de neurociência que podem ajudá-lo, a se tornar mais inteligente, mantendo seu cérebro funcionando a todo vapor conforme você envelhece.
De acordo com neurocientistas, jogar jogos de videogames de ação, com moderação, pode ampliar sua habilidade de analisar situações rapidamente e tomar decisões ágeis baseadas em percepções da situação.
Além disso, os videogames aprimoram a acuidade visual, a percepção de formas e cores, e contribuem para a “plasticidade cerebral”, capacitando o cérebro a modificar sua estrutura em áreas como o lobo parietal (foco), lobo frontal (concentração) e cíngulo anterior (atenção).
Além de trazer benefícios à felicidade e à saúde física, a socialização também acrescenta um benefício à inteligência. Um estudo da Universidade de Michigan descobriu que pessoas envolvidas em interações sociais frequentes tendem a apresentar um desempenho cognitivo superior. A conexão com outros seres humanos é uma prática que estimula nossa mente.
Surpreendentemente, mastigar chiclete não é apenas uma prática casual. Em um experimento, participantes que mascavam chiclete em ambientes desafiadores apresentaram maior estado de alerta, tempos de reação mais rápidos e maior capacidade de atenção. Além do benefício cognitivo, essa prática também está associada a níveis mais baixos de estresse e melhora do humor.
Leia também | 5 técnicas cientificamente comprovadas de melhorar sua concentração
A frequência da atividade sexual está correlacionada positivamente com a inteligência, revelou um estudo publicado no The Journals of Gerontology . Pessoas que relataram atividades sexuais semanais mostraram pontuações mais altas em testes padronizados de inteligência em comparação com aquelas que não o fizeram. A prática regular de sexo é, portanto, associada a um desempenho cognitivo mais aprimorado.
Sonhar acordado não é apenas permitido, mas também pode torná-lo mais inteligente. Um estudo do Instituto de Tecnologia da Geórgia nos Estados Unidos, descobriu que as pessoas que mais experimentam sonhar durante o dia tiveram pontuações significativamente mais altas em testes de habilidades intelectuais e criativas.
O treinamento musical, de acordo com o Journal of Neuroscience, aprimora a função do sistema nervoso, focando a atenção em sinais acústicos significativos. Este aprimoramento se estende às habilidades cognitivas e linguísticas. Tocar um instrumento musical, especialmente em conjunto, envolve praticamente todas as partes do cérebro, contribuindo para habilidades comunicativas aprimoradas em diferentes meios.
Escrever à mão, em vez de digitar no computador, também trás muitos benefícios cognitivos. Pesquisas de universidades renomadas como da Universidade de York e da Universidade de Toronto, revelou que fazer anotações à mão durante aulas resulta em uma melhor retenção de informações, compreensão aprimorada e melhor desempenho em testes. Pegue papel e caneta para potencializar sua inteligência de maneira clássica.
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…