O que é QI? Entenda como funciona o Quociente de Inteligência!
Aprenda sobre o Quociente de Inteligência (QI), saiba o que é, como ele é medido e como funciona. Tire suas dúvidas sobre o QI!
Com toda certeza você já ouviu falar do famoso Quociente de Inteligência (QI), quando alguém estava se referindo a alguma pessoa inteligente, mas nunca soube direito o que é e como funciona.
O QI é uma medida usada para avaliar a inteligência dos seres humanos. O número do quociente é definido após uma série de análises, após diversos testes padronizados, que servem para medir o desempenho de um indivíduo em uma variedade de habilidades cognitivas.
Para ficar mais claro, quanto mais alto for seu QI, mais inteligente você é. Confira abaixo o que é o Quociente de Inteligência e como ele funciona:
O que é o QI?
O QI é uma maneira de quantificar a capacidade cognitiva de uma pessoa, por meio de diversos testes padronizados. Para pontuar o QI de alguém, é preciso analisar diversas coisas, como:
- Raciocínio lógico
- Habilidades Matemáticas;
- Proficiência linguística;
- vocabulário e raciocínio verbal;
- Raciocínio espacial;
- Memória.
Como citamos, o cálculo do Quociente de Inteligência é feito por meio de testes, as respostas corretas em uma avaliação se tornam pontos, e com base em pontuação padronizada ela é comparada com a média da população da mesma idade.
Leia também | 6 técnicas comprovadas para ficar mais inteligente sem esforço
Pontuação
A classificação Terman apresenta a pontuação de QI da seguinte maneira:
- Superior a 140 significa inteligência genial;
- Entre 120 e 140 inteligência muito superior;
- Entre 110 e 120 inteligência superior;
- Entre 90 e 110 inteligência normal ou média;
- Entre 80 a 90 manifesta torpeza, raramente qualificada como debilidade mental;
- Entre 70 e 80 denota debilidade mental fronteiriça;
- Abaixo de 70 revela debilidade mental definida.
Leia também | 7 séries para pessoas inteligentes
Melhores testes e surgimento
O conceito de QI surgiu através do psicólogo francês Alfred Binet no início do século XX, era inicialmente utilizado para identificar alunos que necessitavam de assistência educacional especial.
Os teste de QI mais conhecidos são os Teste de Inteligência de Stanford-Binet e o Wechsler Adult Intelligence Scale (WAIS), sendo o WAIS o mais utilizado no mundo.
Comentários estão fechados.