Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Conheça os 10 países mais e menos corruptos do mundo

Assim como no Brasil, na maioria dos países do mundo existe corrupção. Claro que, em determinados países vão haver maiores índices de corrupção, da mesma forma que em outros, haverá menos indicadores de corrupção.

Porém, este é o tema profundo que basicamente todos os países do mundo precisam lidar com certa frequência. No Brasil, conforme pesquisa realizada pelo Instituto AtlasIntel, a corrupção encontra-se no topo das maiores dificuldades do país.

Com base na pesquisa, a corrupção é um dos três maiores problemas atuais do Brasil, perdendo apenas para dois outros indicadores, que são eles a criminalidade e o tráfico de drogas.

Segundo a Transparência Internacional, que é a maior ONG ao enfrentamento da corrupção no mundo, e que divulga todos os anos o Índice de Percepção da Corrupção, de 180 países o Brasil está na 104ª posição no indicador de corrupção com 36 pontos, de uma pontuação que vai de 0 a 100, onde, quanto maior a pontuação, menos corrupto o país é

Dessa forma, para abrir um pouco mais o entendimento sobre a corrupção, não só no Brasil, mas no restante do mundo, vamos trazer um dado interessante, conhecer os 10 países mais e menos corruptos do mundo.

Ilustração de corrupção no planeta / Imagem reprodução

Países menos corruptos do mundo

Com base no Índice de Percepção de Corrupção, a maioria dos países demonstram avanços mínimos ou nenhum no enfrentamento da corrupção no setor público. Mas ainda, sim, temos os países que são classificados como os menos corruptos do mundo.

ClassificaçãoPaísPontuação
1Dinamarca90
2Finlândia87
3Nova Zelândia85
4Noruega84
5Cingapura83
6Suécia82
6Suíça82
8Holanda79
9Alemanha78
9Luxemburgo78
11Irlanda77
Dados do Índice de Percepção da Corrupção da ONG Transparência Internacional

Leia também | Melhores países para brasileiros que querem morar no exterior

Países mais corruptos do mundo

Com relação aos países mais corruptos do mundo, o World Justice Project, destaca uma regressão global na eficiência do sistema jurídico dos países com relação ao combate a corrupção. Dessa forma, os países mais corruptos do mundo, tendem a ser aqueles onde o poder judiciário se torna mais ineficiente ao combate a corrupção. São eles:

ClassificaçãoPaísPontuação
1Somália11
2Venezuela13
3Síria13
4Sudão do Sul13
5Iémen13
6Nicarágua17
7Haiti17
8Guiné Equatorial17
9Turcomenistão18
10Líbia18
Dados do Índice de Percepção da Corrupção da ONG Transparência Internacional

Segundo o Índice de Percepção da Corrupção, o sistema de controle da corrupção está diretamente relacionado ao sistema de freios de uma democracia, através de três pilares no controle da corrupção – o judicial, o social e o político – que levam décadas para serem construíndos.

Outro fator que nos ajuda a compreender a corrupção, e nos da clareza sobre esse tema no Brasil e nos outros países é a impunidade, onde, nos países com pontuação mais baixa e maiores índices de corrupção, além de um sistema falho, ainda existe pouca ou nenhum punição para corruptos.

Comentários estão fechados.