Ficar mais tempo em pé pode não ser saudável, aponta estudo
Segundo a pesquisa, você ficar em pé, sem realizar exercícios físicos, não é sinônimo de saúde cardiovascular
Muitas vezes é preciso que uma pessoa fique muito tempo em pé, principalmente em local de trabalho. Essas pessoas nem sempre conseguem um tempo para sentar e descansar as pernas.
Foi realizado um estudo por cientistas da Universidade de Sidney, na Austrália, que revelou que quando uma pessoa fica em pé por longos períodos não é necessariamente benéfico para a saúde. O que muda um pouco a compreensão geral de que combater o sedentarismo envolve evitar ao máximo ficar sentado. Segundo a pesquisa, você ficar em pé, sem realizar exercícios físicos, não é sinônimo de saúde cardiovascular.
“Ficar em pé por muito tempo não compensa um estilo de vida sedentário e pode ser arriscado para algumas pessoas em termos de saúde circulatória,” enfatizou Matthew N. Ahmadi, líder da pesquisa. Segundo ele, “ficar em pé por muito tempo não compensa um estilo de vida sedentário e pode ser arriscado para algumas pessoas em termos de saúde circulatória.”
O cientista também alertou que não basta você apenas trocar de cadeira pelo pé: é importante também incorporar atividades físicas regulares para manter a saúde do coração e do sistema circulatório.
O Estudo
Foram acompanhadas pelo estudo mais de 83 mil pessoas por sete a oito anos, utilizando dispositivos como smartwatches no Reino Unido, e concluiu que tanto ficar em pé quanto passar mais de 10 horas por dia sentado podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares e hipotensão ortostática (queda da pressão arterial ao se levantar).
De acordo com a CNN, manter uma rotina diária de, pelo menos, 6 minutos de exercício vigorosos ou 30 minutos de exercício moderado é o ideal para reduzir o risco de doenças cardiovasculares. A fórmula é válida, inclusive, para pessoas que passam mais de 11 horas por dia altamente sedentárias, conforme aponta o estudo.
Leia também | Os 12 desastres ambientais mais devastadores do Brasil
Profissões que obrigam a pessoa a ficar em pé por horas
Diversas profissões exigem que o profissional fique em pé, como: Vendedor, Recepcionista, Frentista, Balconista. Mas a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina que os empregadores devem fornecer assentos aos funcionários que trabalham de pé, para que possam ser utilizados durante as pausas. A Norma Regulamentadora nº 17 também recomenda que os assentos tenham encosto.
Comentários estão fechados.