Você sabia que neste domingo, 7 de julho é comemorado o Dia Mundial do Chocolate? Falar nesse dia é pensar naquelas gostosuras recheadas e saborosas que dão água na boca. O chocolate pode ser oferecido como sobremesa ou podemos saborear a guloseima vendo um bom filme na TV!
O chocolate é um alimento que gera muita curiosidade e debate! Muitas pessoas acreditam que ele faz mal à saúde, outros acreditam que não. No texto a seguir vamos explorar os benefícios e considerações relacionadas ao consumo de chocolate.
O chocolate amargo pode promover a saúde do coração. Ele rico em antioxidantes como flavonoides, pode proteger os tecidos do estresse oxidativo, melhorar o fluxo sanguíneo e prevenir problemas cardiovasculares, como aterosclerose, infarto e derrame.
Se você quer ter energia pode consumir chocolate, desde que seja moderadamente. O alimento tem boas quantidades de calorias, é energético e útil para quem faz treinos intensos ou tem desgaste físico significativo.
Você sabia que o chocolate pode diminuir a pressão arterial? Suas propriedades vasodilatadoras melhoram a circulação sanguínea, reduzindo a pressão arterial.
Os antioxidantes no chocolate podem desacelerar a perda cognitiva e estimular a memória, prevenindo doenças como o Alzheimer. Além disso, substâncias estimulantes como a teobromina e a cafeína aumentam o alerta mental. Ele contém fibras, o que ajuda a controlar o apetite e o peso corporal.
Se você está pensando em consumir o chocolate para melhorar a sua saúde, primeiro precisa saber que o alimento deve ser consumido com moderação, especialmente porque é calórico.
Prefira o chocolate amargo com 70% ou mais de cacau, pois possui menos açúcares e gorduras e mantém todos os benefícios.
Crianças, idosos e pessoas com condições específicas (como diabetes ou colesterol alto) devem ter cuidado ao consumir chocolate.
Leia também | 8 coisas que deviam ser guardadas na geladeira e você não sabia
A quantidade ideal de chocolate por dia pode variar de acordo com diferentes recomendações e fatores individuais. A maioria dos especialistas sugere limitar o consumo de chocolate a cerca de 30 gramas por dia. Isso equivale a aproximadamente dois quadradinhos de uma barra de chocolate padrão.
Evite os chocolates ao leite e branco, que contêm mais açúcar e menos benefícios para a saúde.
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…