Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

As baleias já foram animais terrestres, veja como elas se tornaram animais marinhos!

Segundo especialistas, as baleias nem sempre foram animais marinhos, estes gigantes aquáticos já foram animais terrestres.

Segundo especialistas, as baleias nem sempre foram animais marinhos, estes gigantes aquáticos já foram animais terrestres, com base em pesquisas. Os gigantescos mamíferos evoluíram com o passar de milhões de anos, até ficarem como são conhecidos atualmente.

Segundo um artigo publicado no site da Universidade de Berkeley, os hipopótamos são os parentes vivos mais próximos das baleias, mas eles não são ancestrais das baleias, cada um deles tem suas próprias características.

A evolução é considerada um fato, podendo ser comprovada em diferentes linhas de investigação, as evidências, de certa forma, estão documentadas nos organismos dos animais, segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O que são cetáceos?

Antes de explicar sobre a evolução dos gigantescos mamíferos do mar, é preciso explicar o que são os cetáceos: eles são mamíferos adaptados ao ambiente aquático, neste grupo estão presentes as diferentes espécies de baleias, botos e golfinhos.

Segundo o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), existem hoje cerca de 86 espécies de cetáceos, divididas em dois grupos, Mysticeti e Odontoceti:

  •  Mysticeti (sem dentes): são as “baleias propriamente ditas”, todas marinhas. São exemplos a Jubarte, a Franca e a Baleia Azul. 
  • Odontoceti (com dentes) reúnem animais como os golfinhos, os botos, as orcas e os cachalotes.

Leia também | 10 animais com as melhores memórias do mundo

As baleias já foram animais terrestres

Segundo uma pesquisa publicada em 2017, as baleias já foram mamíferos terrestres de porte médio com patas de dois dedos, que, com o passar do tempo, desenvolveram nadadeiras, e se tornaram esses gigantes dos mares.

As primeiras baleias, como os Pakicetus, eram animais terrestres com crânios longos e dentes grandes, eles caçavam peixes. Segundo as pesquisas, a mudança para o mar aconteceu por conta da disponibilidade de alimentos nas profundezas dos oceanos.

Cada uma espécie de cetáceo foi se adaptando ao longo dos anos para a vida aquática, com mudanças progressivas. Os basilossauros foram os pioneiros a se adaptarem completamente ao ambiente aquático.

Leia também | 10 animais com as melhores memórias do mundo

O imenso tamanho da baleias

Alguns pesquisadores acreditam que o tamanho gigantesco das baleias se deve a um período de glaciação que aconteceu a milhões de anos, quando ficou mais fácil para os cetáceos realizarem suas refeições. 

O acúmulo de material orgânico na superfície atraia populações de Krills e as baleias encontravam alimento com facilidade. Esta é uma das teorias mais aceitas sobre o tamanho dos maiores mamíferos do mundo.

Comentários estão fechados.