Chamadas

Conheça os alimentos que combatem a ansiedade, estresse e depressão

A alimentação desempenha um papel fundamental na saúde mental. Certos alimentos podem auxiliar na regulação dos neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, que estão relacionados ao humor, bem-estar e sono.

Eles podem nos ajudar na luta contra a ansiedade, o estresse e a depressão proporcionando não apenas benefícios nutricionais, mas também um impacto positivo na qualidade de vida.

No mundo atual as pessoas andam agitadas, vivem um corre corre diário tendo que cumprir metas, resolver problemas, lidar com a falta de dinheiro e com os preços que não param de subir nos supermercados. Isso tudo pode causar ansiedade, estresse e até mesmo depressão.

Se a pessoa não tiver uma alimentação equilibrada tudo fica ainda mais complicado. Para ajudar você a combater a ansiedade, o estresse e a depressão, selecionamos alguns alimentos que podem atuar como verdadeiros aliados nessa luta. Muitos alimentos fornecem os nutrientes necessários para a produção de neurotransmissores que regulam o humor.

Leia também | Sintomas comuns de ansiedade que costumam passar despercebidos

Quais alimentos são aliados no combate à ansiedade e depressão?

Frutas e Vegetais

Frutas e Vegetais são ricos em antioxidantes que protegem as células do cérebro e reduzem o estresse oxidativo. A Vitamina C: Auxilia na produção de serotonina e reduz o cortisol (hormônio do estresse).

Peixes Gordos

O ômega-3 encontrado em peixes como salmão, sardinha e atum ajuda a melhorar o funcionamento do cérebro e reduzir a ansiedade. Reduzem a inflamação e melhoram a comunicação entre as células cerebrais.

Grãos Integrais

Os grãos integrais podem regular o açúcar no sangue e proporcionar sensação de saciedade, reduzindo oscilações de humor. Além da fibra, eles são ricos em vitaminas do complexo B, que são essenciais para o funcionamento do sistema nervoso.

Ovos

Os ovos contém nutrientes, como ômega 3, ferro, fósforo, selênio, zinco e potássio. É rico em gorduras e proteínas, e possui antioxidantes, como a luteína e a zeaxantina. A colina, presente na gema, ajuda no sistema nervoso. O ovo também tem uma boa quantidade de vitamina B12. 

Chocolate amargo

O Chocolate amargo contém antioxidantes e magnésio, que podem ter um efeito calmante, ajudando a combater o estresse e a ansiedade.

Inclua uma variedade de alimentos em suas refeições. Evite excessos, especialmente de alimentos processados e açucarados e beba bastante água ao longo do dia.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

8 dicas para parecer confiante mesmo não sendo

Nem sempre a confiança está dentro de nós, porém a forma como nos apresentamos pode…

3 horas atrás

Os 10 empregos mais demanda na Austrália pelos próximos 5 anos

Você tem o sonho de trabalhar na Austrália ou investir em uma nova carreira com…

1 dia atrás

11 dicas para encontrar motivação para estudar após os 30 anos

Estudar depois dos 30 pode parecer intimidador só que nunca foi tão necessário e possível.…

2 dias atrás

Usar IA pode me ajudar ou prejudicar na hora de criar meu currículo?

O mercado de trabalho nunca foi tão desafiador quanto hoje, afinal as vagas que antes…

3 dias atrás

8 habilidades que você precisa ter e estão em falta no mercado de trabalho

O mercado de trabalho nunca esteve tão competitivo quanto agora, afinal todo ano surgem novas…

4 dias atrás

7 empregos para quem tá desempregado e precisa rápido trabalhar

O desemprego é uma situação bem complexa na vida dos brasileiros. Atualmente, quase 8 milhões…

2 semanas atrás