Chamadas

Cônjuges devem perder direito a herança. Entenda a nova regra

Recentemente, surgiu um burburinho nas redes sociais, afirmando que os cônjuges vão perder o direito de receber a herança, contudo, por se tratar de um assunto extremamente sério, é preciso tratar com muito cuidado esse tema, e as redes sociais, frequentemente não são locais ideais para falar sobre isso, afinal, cada um posta o que quiser, e nem sempre as pessoas querem postar a verdade.

Acontece que, no mês de abril, foi apresentado ao Senado Federal um projeto que prevê que as viúvas e viúvos não sejam mais herdeiros diretos de seus cônjuges. Resumindo essa informação, viúvas e viúvos podem deixar de ter direito à herança, caso seu companheiro falecido, tenha pais ou filhos vivos.

Com base no texto apresentado ao Senado Federal, viúvas e viúvos, só poderão ter acesso à herança, caso não existam herdeiros necessários, que são classificados em descendentes (filhos e netos) e ascendentes (pais e avós), ou ainda, caso o cônjuge deixe um testamento.

Projeto excluí cônjuge de receber herança

O projeto apresentado no Senado Federal, que poderá excluir os cônjuges de receberem a herança, surgiu a partir da comissão de juristas responsáveis pela elaboração do anteprojeto de Reforma do Código Civil.

Na legislação atual, os cônjuges garantem uma parte legítima da herança, algo que corresponde a 50% de todo o patrimônio do familiar falecido. Contudo, através da Reforma do Código Civil, a viúva ou viúvo, realmente perdem o direito de receber a herança.

Mas vale lembrar um aspecto muito importante sobre o caso, apesar de perder direito de receber a herança, ele não perderá o direito à meação, que diz respeito ao fato de que os parceiros possuem direito à metade do patrimônio que foi construído durante o período de relação.

Leia também | 5 situações que permitem receber a herança sem fazer inventário

Quais as chances do projeto ser aprovado?

Apesar do tema ter chamado muito a atenção das pessoas, é importante lembrar que o texto da reforma está em uma fase de anteprojeto, ou seja, precisa primeiro ser aprovado pelo Congresso Nacional, contudo, ainda existe muita lenha na fogueira, até que de fato a proposta possa ser aprovada.

Mas, vale lembrar que, a comissão jurídica responsável pela elaboração da Reforma do Código Civil, é extremamente respeitada, e a elaboração do texto, considerou as mais diversas configurações de casamento que existem nos dias atuais.

Diante disso, para quem está querendo saber se o texto poderá ou não ser aprovado, é preciso ter calma, tudo dependerá das negociações e discussões dentro do Congresso, que não sabemos quando se iniciará, ou quanto tempo poderá durar.

Mas, conforme informado por vários juristas, o peso da comissão que elaborou a anteproposta, assim como, a consideração do cenário atual, contribuem para que a proposta possa avançar, mas ainda, sem uma data, ou sem qualquer previsão que aponte as chances reais para sua aprovação.

Mais autonomia para os donos dos bens da herança

É importante que as pessoas saibam que a reforma do Código Civil trará mais flexibilidade para as pessoas, haja visto que permitirá que mais pessoas saiam da regra geral, e tenham mais conveniência de escolher o que desejam fazer com seu patrimônio quando partirem.

Isso porque, se de um lado estamos acostumados a ver viúvas e viúvos ficarem com parte da herança, muitas pessoas queriam que seus bens fossem divididos de forma diferente, o que será totalmente possível com a aprovação do novo texto.

O tema, apesar de ser muito delicado para os brasileiros, tendo em vista que existe pouca instrução sobre os direitos e deveres das pessoas, é uma mudança vista com bons olhos, porque permitirá muito mais autonomia para quem de fato é o proprietário dos bens que futuramente serão herdados.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

10 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

12 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

14 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

15 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

15 horas atrás

Bill Gates bate o martelo e revela carreiras protegidas da IA

Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…

15 horas atrás