Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Consulta do Auxílio Emergencial em 2022 é liberada

Saiba como consultar se você terá direito ao pagamento retroativo do auxílio emergencial, destinado a pais de famílias monoparentais. 

O auxílio emergencial de benefício pago em 2020 e 2021 encerrou os pagamentos no ano passado.

O benefício não deve ser prorrogado em 2022, no entanto, um pagamento retroativo acontecerá esse ano, confira quem tem direito e como consultar. 

Quem terá direito ao pagamento em 2022? 

Apenas pais solteiros de famílias monoparentais terão direito de receber o pagamento deste auxílio emergencial, afinal não se trata de uma prorrogação do benefício, mas sim do pagamento retroativo de parcelas devidas aos pais solteiros chefes de família. 

Por isso receberam o benefício apenas pais que não possuem cônjuge, e possuem a tutela de pelo menos um filho menor de idade (tenha menos de 18 anos). Além de ter atendido aos requisitos exigidos pelo auxílio na época. 

Esses pagamentos se devem aos pais solteiros de famílias monoparentais, pois no ano de 2020 foi vetado pelo presidente o projeto de lei que liberava o pagamento em dobro para os pais solteiros, sendo assim, apenas mães solteiras chefes de família tinham direito ao benefício dobrado.

Desta forma os homens chefes de famílias monoparentais recebiam apenas o valor de R$600,00 disponibilizado pelo benefício e não o valor dobrado de R$1.200,00. 

O que mudou para os pagamentos retroativos acontecerem? 

O veto do pagamento em dobro do benefício aos pais chefes de famílias monoparentais foi derrubado pelo Congresso Nacional, com isso eles passaram a ter direito ao benefício retroativo, ou seja, receberam os valores que não foram pagos em 2020. 

Mesmo com os pagamentos já confirmados ainda não foi liberado pelo Governo uma data específica para liberação do auxílio, entretanto, o processo para identificar os pais monoparentais já começou, sendo assim, o Dataprev já liberou a consulta para aqueles que têm direito a esse repasse. 

Como consultar se terei direito ao pagamento retroativo? 

A consulta para saber se você foi contemplado com o pagamento retroativo ao benefício é realizada de maneira prática, basta seguir acessar a página do Dataprev e preencher os campos com os seguintes dados: 

  • CPF; 
  • Nome completo; 
  • Nome da mãe;
  • Data de nascimento. 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.