Cortisol: 7 maneiras diminuir o hormônio do estresse
Conheça sete formas de realizar a diminuição do cortisol, o hormônio responsável pelo estresse no seu corpo. Cuide da sua saúde!
Quando alguém está muito estressado, diversas partes da vida dessa pessoa são prejudicadas, tanto a parte profissional quanto a pessoal, o cortisol pode se tornar um vilão na sua vida.
O cortisol é conhecido como hormônio do estresse, caso os seus níveis de cortisol estejam elevados, você pode ficar mais estressado, dormir menos e ter diversos outros problemas na sua vida.
O Cortisol é importante para o funcionamento do seu corpo, mas em níveis moderados. Confira abaixo sete maneiras de diminuir o hormônio do estresse:
Seja otimista
Segundo pesquisadores do Departamento de Psicologia da Universidade Concordia, o cortisol se torna mais estável em pessoas com uma visão mais positiva das coisas. Portanto, afaste a negatividade da sua vida.
Atividades físicas
Segundo um artigo científico publicado no site do Departamento de Nutrição de Harvard, a prática de atividades físicas vai te ajudar a diminuir a sua pressão arterial e os níveis de estresse no seu corpo. Exercícios Aeróbicos são uma boa escolha para te ajudar nesse objetivo.
Leia+: 7 passos para uma vida mais produtiva
Se divirta!
Faça, no mínimo uma vez por semana, alguma atividade prazerosa para você, que te deixe feliz e te faça esquecer dos problemas. Você pode fazer essa atividade em família o sozinho. Você pode ler, ouvir música, fazer trilhas, enfim, faça algo que te relaxe e te ajude a esquecer os problemas e regular seu cortisol.
Se organize para uma boa noite de sono
Desligue as luzes, saia do celular e limite os sons do seu ambiente de descanso. Comece a se organizar para dormir 30 minutos antes de deitar e durma entre 7 e 9 horas se possível, só não durma menos de 6 horas. Isso te ajudará a regular seus níveis de cortisol.
Converse com alguém da sua confiança e busque o apoio de um profissional da saúde mental
Se sentir sozinho pode te prejudicar muito, aumentando seus níveis de estresse e desequilibrando seu cortisol. Portanto, busque apoio com pessoas de confiança e não deixe de realizar consultas regulares com profissionais da saúde mental.
Meditação e técnicas de respiração
Caso você queira ser uma pessoa menos estressada e diminuir seus níveis de cortisol, algumas formas de meditação e técnicas de respiração podem ser boas opções para uma vida tranquila.
“Sempre que se sentir estressado, respire lentamente, concentrando-se em cada inspiração e expiração”, afirma o artigo do Departamento de Nutrição de Harvard.
Mantenha uma dieta saudável
Uma dieta saudável pode ter um grande diferencial na sua vida pessoal e profissional. Alimentos como gorduras polinsaturadas, incluindo gorduras ômega-3 e vegetais, podem te ajudar a regular os níveis de cortisol.
Comentários estão fechados.