Dor nas costas / Imagem freepik
Não existe nada mais incômodo do que viver com uma forte dor nas costas. Muitas sentimos a dor mas não sabemos exatamente de onde ela vem. Essa é uma das principais queixas mais comuns no mundo, afetando pessoas de todas as idades e estilos de vida.
A dor pode ser aguda, durando menos de 4 semanas, ou crônica, persistindo por mais de 12 semanas. As causas da dor nas costas são variadas, desde problemas musculares e posturais até condições mais graves como hérnia de disco e artrite.
Existem causas que são as mais comuns que podem provocar dores nas costas. Ficar longos períodos sentado, curvar-se durante o expediente de trabalho ou movimentos repetitivos.
O tratamento para a dor nas costas depende da causa e da gravidade da dor. O tratamento pode ser por meio de medidas simples como repouso, aplicação de calor ou gelo, alongamentos. Em alguns casos, o uso de analgésicos ajuda a aliviar os sintomas.
A fisioterapia pode ajudar a fortalecer os músculos, melhorar a flexibilidade e corrigir a postura.
Relaxantes musculares, anti-inflamatórios e analgésicos mais fortes podem ser prescritos pelo médico.
Uma outra opção, é a acupuntura, uma técnica milenar que utiliza agulhas finas para estimular pontos específicos do corpo e aliviar a dor.
A cirurgia é geralmente indicada apenas para casos graves de dor nas costas que não respondem a outros tratamentos.
Para não sofrer com dores nas costas, mantenha sempre uma boa postura. Principalmente em expediente de trabalho, ao sentar-se e levantar objetos pesados.
Também pratique exercícios físicos regularmente. O que pode fortalecer os músculos das costas e abdominais com exercícios específicos.
Mantenha um peso saudável. O excesso de peso pode sobrecarregar a coluna vertebral. Também evite movimentos repetitivos. Faça pausas regulares para alongar-se e evitar a tensão muscular. Outro detalhe é manter o estresse controlado. Isso para evitar dor nas costas.
Leia também | As Vitaminas Essenciais: Aliadas para uma Vida Saudável
Em casos de dores intensas nas costas, persistente ou apresentar outros sintomas como febre, perda de peso ou dormência nas pernas, é importante consultar um médico para investigar a causa e receber o tratamento adequado.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…