A empatia é algo positivo, o mundo precisa dela, mas existem algumas pessoas que precisam estabelecer limites para isso. Ser empático demais pode ser prejudicial para você mesmo.
Se colocar muito no lugar das pessoas pode fazer com que você sofra sempre que alguém estiver sofrendo, fazendo com que você não ajude e se prejudique no processo, e isso talvez não seja o que você quer.
Algumas vezes você precisa negar as coisas e reconhecer que nem tudo está ao seu alcance. Entenda alguns motivos para você estabelecer limites para sua empatia nos próximos tópicos.
Como citamos anteriormente, ser alguém empático é importante, mas você deve limitar este sentimento para que ele não te destrua, você deve, sim, ajudar, mas querer ajudar demais pode afetar sua saúde.
“A empatia permite-nos conectar-nos com os outros a um nível mais profundo, mas devemos priorizar o cuidado de nós mesmos. Se você permitir que os sentimentos o dominem, os níveis de estresse que poderá encontrar poderão ser significativamente prejudiciais à sua saúde física e mental”, afirma o psicólogo Itai Ivtzan.
Leia também | Estudos confirmam: a solidão pode destruir sua saúde!
Estabeleça limites, ajude quem você puder ajudar, se coloque no lugar das pessoas, mas não exagere na empatia, não deixe que os sentimentos de alguém que está sofrendo se tornem totalmente seus.
Com base no artigo de o Itai Ivtzan, publicado no site Psychology Today, confira algumas dicas para controlar sua empatia:
Leia também | 7 sinais de manipulação emocional
Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…
No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…
O Brasil é um verdadeiro paraíso, temos um clima agradável, pessoas acolhedoras, um país extremamente…
Viajar é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Ter a chance de…
Quando falamos em regras de etiquetas, muitas pessoas logo imaginam que estamos querendo ensinar qual…
A gente nem imagina que muitos países já mudaram de nome ao longo da história.…